Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º

Reator nuclear de Pyongyang "parece ter entrado em funcionamento"

A Agência Internacional de Energia Atómica indicou hoje que "parece ter entrado em funcionamento" um novo reator nuclear na Coreia do Norte, numa altura em que Pyongyang reitera ameaças de utilizar armas nucleares contra os Estados Unidos e aliados.

Reator nuclear de Pyongyang "parece ter entrado em funcionamento"
Notícias ao Minuto

09:54 - 22/12/23 por Lusa

Mundo Agência Internacional

Situado a cerca de 100 quilómetros a norte de Pyongyang, o complexo de Yongbyon tem já instalado o primeiro reator nuclear do país.

Desde meados de outubro tem sido observado um "forte fluxo de água" proveniente do sistema de arrefecimento de um reator (LWR), afirmou o diretor-geral da agência (IAEA, na sigla em inglês), Rafael Grossi, em comunicado.

"As observações mais recentes mostram que a água descarregada está quente, o que é consistente com a entrada em funcionamento" de um reator, sublinhou.

No entanto, o processo de verificação requer tempo e, sem acesso à instalação, a IAEA não pode confirmar com exatidão o seu estado operacional.

"Como qualquer outro reator nuclear, um LWR pode produzir plutónio com combustível usado, que pode ser separado durante o reprocessamento, o que constitui um motivo de preocupação", alertou Grossi.

Desde que os inspetores foram expulsos da Coreia do Norte, em 2009, a IAEA acompanha os desenvolvimentos nucleares no país através de imagens captadas por satélite.

A Coreia do Norte efetuou o primeiro ensaio nuclear em 2006.

O sexto ensaio e o mais recente, em 2017, foi também o mais potente.

No início do ano, o líder do país, Kim Jong Un, apelou a um alargamento da produção de "material nuclear militar", a fim de aumentar "exponencialmente" a produção de armas atómicas.

A Coreia do Norte não hesitará em retaliar com armas nucleares se for "provocada" por armas nucleares, ameaçou Kim Jong Un esta semana.

Na segunda-feira, o regime efetuou um teste do míssil balístico intercontinental (ICBM) mais potente do arsenal do país: o Hwasong-18, que "parece capaz" de atingir todo o território dos Estados Unidos.

Leia Também: Primeiro reator nuclear de quarta geração começa a operar na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório