Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 24º

Pelo menos 113 mortos em ataque na região central da Nígéria

Pelo menos 113 pessoas foram mortas em ataques de grupos armados entre sábado à noite e segunda-feira em várias aldeias do Estado de Plateau, no centro da Nigéria, anunciaram esta segunda-feira as autoridades locais.

Pelo menos 113 mortos em ataque na região central da Nígéria
Notícias ao Minuto

18:22 - 25/12/23 por Lusa

Mundo Nigéria

"As hostilidades eclodiram no sábado e continuavam na manhã de segunda-feira", declarou à AFP Monday Kassah, presidente do conselho governamental de Bokkos, um distrito da região que há vários anos é afetado por tensões religiosas e étnicas.

"Foram encontrados pelo menos 113 corpos", disse, acrescentando que "mais de 300 pessoas" ficaram feridas e foram transferidas para hospitais em Bokkos, Jos e Barkin Ladi.

O ataque teve lugar na aldeia de Mushu, no Estado de Plateau, uma região que tem sido assolada por tensões religiosas e étnicas desde há vários anos.

"Estávamos a dormir à noite quando, de repente, se ouviram tiros muito altos. Ficámos assustados porque não estávamos à espera de nenhum ataque", explicou Markus Amorudu, um residente da aldeia.

"As pessoas esconderam-se, mas os atacantes capturaram muitos, alguns foram mortos e outros ficaram feridos", acrescentou.

O governador do Estado, Caleb Mutfwang, condenou o ataque, descrevendo-o como "bárbaro, brutal e injustificado".

Após o ataque, foram destacados polícias e militares para vigiar a zona e evitar a desordem pública.

"O governo tomará medidas pró-activas para travar os ataques em curso contra cidadãos inocentes", declarou Gyang Bere, porta-voz do governador.

Na Nigéria, os habitantes das regiões noroeste e central do país vivem aterrorizados com os ataques de grupos jihadistas e de grupos criminosos conhecidos como "bandidos", que saqueiam as aldeias e matam ou raptam os habitantes.

Leia Também: Pelo menos 16 pessoas mortas em ataque no centro da Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório