A agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA) afirmou, esta quinta-feira, que 40% da população de Gaza corre o risco de passar fome.
Numa publicação na rede social X, a agência, citando Thomas White, diretor de assuntos da UNRWA no enclave, afirmou que o "Gaza está a lutar contra uma fome catastrófica", acrescentando que "40% da população corre agora o risco de passar fome".
"A realidade é que precisamos de mais ajuda. A única esperança que resta é um cessar-fogo humanitário", adiantou ainda.
Segundo a UNRWA, "cada dia é uma luta pela sobrevivência, por encontrar comida e água”.
A agência revelou também que "no sul de Gaza, a UNRWA continua a distribuir farinha, tendo chegado a 145.724 famílias até agora". "Refeições quentes são fornecidas em abrigos transformados em escolas da UNRWA, mas o número médio de pessoas nesses abrigos é superior a 12.000 - quatro vezes acima da capacidade. Simplesmente não há comida suficiente", frisou.
"Every day is a struggle for survival, finding food and finding water" @TomWhiteGaza
— UNRWA (@UNRWA) December 28, 2023
#Gaza is grappling with catastrophic hunger. 40% of the population are now at risk of famine.
The reality is, we need more aid. The only remaining hope is a humanitarian #ceasefire https://t.co/8a5a4AjBt3
De recordar que Israel declarou guerra ao Hamas depois de o grupo islamita palestiniano ter lançado um ataque sem precedentes em solo israelita, em 07 de outubro, a partir da Faixa de Gaza.
O ataque causou cerca de 1.200 mortos e os comandos do Hamas fizeram ainda 240 reféns que levaram para a Faixa de Gaza, segundo as autoridades israelitas.
Desde então, Israel tem atacado Gaza por ar, terra e mar, numa operação para aniquilar o Hamas que causou até agora mais de 21.000 mortos, segundo o grupo islamita.
Leia Também: "Embaixadora não regressará [a Ancara] enquanto Erdogan for presidente"