Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 24º

"Sempre gratos". Zelensky agradece aos EUA último pacote de ajuda militar

"Temos de continuar a responder à agressão russa", frisou o presidente ucraniano.

"Sempre gratos". Zelensky agradece aos EUA último pacote de ajuda militar
Notícias ao Minuto

15:50 - 28/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu "a Joe Biden [presidente dos EUA], ao Congresso e ao povo americano", esta quinta-feira, pelo último pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 225 milhões de euros.

"A liderança norte-americana na coligação de mais de 50 países que fornecem ajuda militar à Ucrânia é fundamental para combater o terrorismo e a agressão, não só na Ucrânia, mas em todo o mundo", referiu Zelensky, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

E continuou: "Ao longo deste ano, os EUA forneceram 34 pacotes de ajuda militar no valor de mais de 24 mil milhões de dólares. 'Patriots', 'Abram', veículos blindados, ATACMS, DPICM, defesa aérea, mísseis, munições de artilharia, capacidades de remoção de minas e outros equipamentos críticos".

Segundo Zelensky, foi ainda "tomada uma decisão histórica de fornecer jatos F-16 à Ucrânia". "Seremos sempre gratos por todo esse apoio para defender a liberdade e a segurança, não só na Ucrânia e na Europa, mas também nos Estados Unidos", adiantou.

"Temos de continuar a responder à agressão russa em curso da forma mais enérgica e resoluta possível", destacou o presidente ucraniano.

Recorde-se que o governo norte-americano anunciou, na quarta-feira, um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 225 milhões de euros, na que é a última parcela disponível enquanto o Congresso dos Estados Unidos continua a bloquear um novo apoio a Kyiv.

Em comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, detalhou que o último pacote de ajuda de 2023 conta com munições de defesa aérea, outros componentes do sistema de defesa aérea e munições adicionais para sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade.

O pacote de ajuda, de 250 milhões de dólares (225 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), contém ainda munições de artilharia de 155 mm e 105 mm, munições antiblindados e mais de 15 milhões de cartuchos de munição, detalhou.

Leia Também: EUA anunciam último pacote de ajuda militar disponível para Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório