Meteorologia

  • 10 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Comunistas da Rússia designam o seu líder para concorrer às presidenciais

O pequeno partido Comunistas da Rússia anunciou hoje que escolheu o seu líder, Sergei Malinkovich, como candidato às eleições presidenciais de março, que o atual Presidente russo, Vladimir Putin, deverá vencer, não sendo esperada qualquer hipótese de oposição.

Comunistas da Rússia designam o seu líder para concorrer às presidenciais
Notícias ao Minuto

21:26 - 28/12/23 por Lusa

Mundo Rússia

"O congresso do partido nomeou por esmagadora maioria Sergei Malinkovich, presidente do comité central, como candidato à Presidência da Rússia", anunciou a organização política nas redes sociais.

Esta organização é distinta do Partido Comunista russo, muito mais antigo e mais conhecido.

Os Comunistas da Rússia, com peso político mínimo, foram fundados em 2012 por um ex-membro do Partido Comunista.

Sergei Malinkovitch ainda terá de reunir 100 mil assinaturas para que a sua candidatura seja validada pela comissão eleitoral, não representando, porém, qualquer perigo para o Presidente Vladimir Putin, que está a caminho de um novo mandato de seis anos que lhe permitirá permanecer no Kremlin pelo menos até 2030.

Um candidato que se oponha a Putin praticamente não tem hipótese de ser autorizado a concorrer à votação presidencial que acontecerá de 15 a 17 de março.

Já foram anunciados candidatos por vários partidos que constituem no papel a oposição parlamentar, mas que na realidade apoiam Vladimir Putin.

Um dos candidatos, Leonid Sloutski, foi rápido em jurar lealdade ao Presidente assim que este foi nomeado, prometendo-lhe uma "enorme" vitória e garantindo ao mesmo tempo que não retiraria "nenhum voto".

Os Comunistas da Rússia pretendem propor um programa intitulado "Dez golpes estalinistas ao capitalismo e ao imperialismo americano", prevendo em particular a "conclusão vitoriosa" da ofensiva na Ucrânia, segundo um comunicado de imprensa citado pela agência Tass.

Leia Também: Lukashenko 'acolhe' crianças ucranianas raptadas pela Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório