Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 24º

Dois palestinianos mortos na Cisjordânia por tiros do exército israelita

Dois palestinianos morreram hoje na Cisjordânia ocupada, tendo um morrido de manhã, durante uma operação do exército israelita, e o segundo depois de tere sido baleado pelas forças israelitas, segundo o Ministério da Saúde da Palestina.

Dois palestinianos mortos na Cisjordânia por tiros do exército israelita
Notícias ao Minuto

23:20 - 28/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O primeiro falecido, identificado como Hazem Abdel Fatah Qatawi, morreu em Ramallah, segundo o comunicado divulgado pelo ministério.

A agência oficial palestiniana Wafa relatou catorze feridos em confrontos nos quais as forças israelitas dispararam de madrugada, no centro da cidade.

Por seu lado, o exército israelita relatou operações conjuntas com o serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, nas áreas da Judeia e Samaria, na Cisjordânia, contra o financiamento do Hamas, com 21 detidos por posse de fundos do grupo islâmico.

As forças israelitas disseram, em comunicado, que um avião de combate atacou "um esquadrão terrorista armado" na cidade de Jenin, na Cisjordânia, que tinha disparado contra as suas tropas, enquanto em vários lugares na Judeia e Samaria o exército israelita disparou em resposta a tiros e arremessos de explosivos.

Durante a tarde, foi noticiada a morte de Mohamed Qader al Jundi, de 38 anos, morto por tiros israelitas perto de um posto de controlo militar na zona de Belém.

Segundo a polícia e o serviço médico de emergência (MDA), dois guardas israelitas ficaram ligeiramente feridos num ataque com faca num posto de controlo militar no território palestiniano ocupado que liga a zona de Belém a Jerusalém.

Um porta-voz da polícia disse que um homem armado chegou ao posto de controlo de carro e, após receber a ordem de paragem, "saiu da viatura e esfaqueou dois membros das forças de segurança" que "ficaram levemente feridos e foram transportados para o hospital".

Durante o ataque, um dos guardas atacados e um agente da polícia de fronteira dispararam e "neutralizaram o terrorista", disse a polícia, que não especificou a identidade do agressor nem se este morreu naquele incidente.

A guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza aumentou muito a tensão em toda a região e a violência também escalou na Cisjordânia ocupada e na parte oriental ocupada de Jerusalém.

Até ao momento, este ano, pelo menos 523 palestinianos morreram em acontecimentos violentos, a maioria deles militares em confrontos armados com tropas e agressores israelitas, mas também numerosos civis, entre eles, menores.

Desse número, 314 palestinianos morreram desde 07 de outubro, data em que eclodiu a guerra em Gaza após o ataque do Hamas que deixou mais de 1.200 mortos em Israel.

Leia Também: Israel: Relatório do exército assume falhanço na morte de reféns em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório