"Esta é a época dos embustes! Recentemente, têm surgido vários vídeos e áudios ultra-falsos 'deepfake' [de grande sofisticação] de mim a fingir que estou a promover esquemas de criptomoedas", denunciou o primeiro-ministro, na rede social Facebook.
"O vice-primeiro-ministro Lawrence Wong também tem sido alvo destas fraudes, que utilizam tecnologia de IA para replicar as nossas vozes e imagens, transformando conteúdos reais obtidos em eventos oficiais em vídeos totalmente falsos, mas muito convincentes, fingindo que dizemos coisas que nunca dissemos", acrescentou Lee.
O líder da cidade-Estado asiática anexou ao comentário um dos vídeos, que usa como base uma entrevista dada em março ao CGTN, o canal internacional da televisão estatal chinesa CCTV.
O vídeo replica a voz de Lee, que parece dizer "os algoritmos que utilizam a tecnologia da mecânica quântica analisam as tendências do mercado, tomam decisões estratégicas de investimento (...). É essencialmente um comércio passivo de criptomoedas com uma taxa de sucesso impressionante".
De acordo com a televisão de Singapura Channel News Asia, o vídeo alega que a suposta plataforma de investimento é autorizada pelas autoridades do país e inclui uma ligação para os potenciais utilizadores.
Lawrence Wong também tinha denunciado, a 11 de dezembro, um vídeo falso em que alegadamente promovia produtos de investimento. "Há conteúdos 'deepfake' em que eu apoio produtos comerciais", lamentou o vice-primeiro-ministro.
Wong, de 49 anos, anunciou no início de dezembro que Singapura, um dos principais centroa de inovação da região da Ásia Pacífico, que quer triplicar o número de profissionais de IA para um total de 15 mil.
Na altura, o também ministro das Finanças disse que Singapura quer extrair os benefícios da IA para o "bem comum, enquanto mitiga o impacto noutros empregos, bem como os riscos em torno de fraudes, 'deepfakes', ciberataques e desinformação".
Em novembro, Lee Hsien Loong, de 71 anos, disse que vai passar a liderança do Partido de Ação Popular (PAP) a Wong antes das próximas eleições, que deverão realizar-se entes de novembro de 2025.
O PAP tem governado a cidade-Estado desde a independência da Malásia em 1965.
Leia Também: Singapura impõe multa de quase 2,7 milhões de euros ao Credit Suisse