Meteorologia

  • 20 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mulheres? "1.ª aspiração" deve ser ter filhos, atira senadora italiana

Declarações de senadora do partido de Meloni estão a gerar controvérsia, com a oposição a defender que estas revelam "um atraso embaraçoso".

Mulheres? "1.ª aspiração" deve ser ter filhos, atira senadora italiana
Notícias ao Minuto

09:44 - 29/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

A senadora Lavinia Mennuni, do partido  Irmãos de Itália, da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, é a autora das mais recentes declarações polémicas no país. Na quinta-feira, a política de direita afirmou que a "primeira aspiração" das jovens mulheres deve ser ter filhos, o que provocou indignação na oposição.

"A minha mãe sempre me disse... não te esqueças que tens a oportunidade de fazer o que quiseres, mas nunca te esqueças que a tua primeira aspiração deve ser ser mãe", afirmou Lavinia Mennuni, durante um programa do canal La7, segundo cita a Reuters.

A senadora, que estava ao lado de um arcebispo católico, defendeu ainda que o Vaticano e instituições italianas tinham de tornar a maternidade "fixe" e encorajar os jovens a casar e a construir família cedo.

"Há uma necessidade, digamos uma missão, porque acho que é uma coisa bonita, (para as mulheres) trazer crianças ao mundo que serão os futuros cidadãos, os futuros italianos", disse.

Estas declarações acabaram por gerar críticas da oposição. A senadora Raffaella Paita, do partido centrista Italia Viva, afirmou que os comentários revelam "um atraso embaraçoso", tal como destaca a agência noticiosa.

"As suas palavras ressoam ideias de um passado obscurantista, felizmente ultrapassado", acrescentou.

Também Chiara Appendino, deputada do partido de esquerda Movimento Cinco Estrelas, considerou que os Irmãos de Itália sofriam de "nostalgia medieval", defendendo que as jovens mulheres devem aprender "a liberdade de sonhar e os meios para se realizarem como quiserem".

Note-se que o partido Irmãos de Itália assume como prioridade inverter o declínio da taxa de natalidade e promover a "família tradicional", opondo-se ao casamento e à parentalidade entre pessoas do mesmo sexo.

Leia Também: Padre monta presépio com 2 mães numa igreja em Itália e gera controvérsia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório