Um avião da easyJet com 179 pessoas a bordo esteve a poucos metros (e segundos) de colidir com um outro avião ao aterrar no aeroporto Bordeaux-Mérignac, em França, no dia 31 de dezembro do ano passado, devido a um esquecimento do controlador aéreo.
A informação é divulgada agora, por um relatório de análise ao incidente, realizado pela da agência francesa de segurança da aviação e citado por vários meios de comunicação social franceses.
No documento, o caso é descrito como um "incidente sério". Os investigadores acreditam que este aconteceu devido à falta de pessoal e de supervisão, uma vez que, durante a época festiva, a torre de controlo "reduziu o número de controladores" de seis para três por dia.
O que fez com que o controlador autorizasse a aterragem do A320, que tinha partido de Gatwick, no Reino Unido, "esquecendo-se" que um DR400 estava na pista.
Quando se apercebeu da situação, o controlador pediu ao piloto para abortar a aproximação, evitando uma tragédia a poucos segundos de esta acontecer.
O A320 acabou por aterrar pouco tempo depois, em segurança, sem qualquer tipo de danos.
Leia Também: EasyJet recusa transportar passageiro que não quis guardar cigarro