Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Dez rebeldes Hutis mortos no bombardeamento dos EUA no Mar Vermelho

Dez rebeldes Hutis foram mortos num bombardeamento norte-americano que afundou no sábado as suas embarcações no Mar Vermelho, onde atacavam um navio porta-contentores, informaram hoje duas fontes do porto iemenita de Hodeida, controlado pelos Hutis.

Dez rebeldes Hutis mortos no bombardeamento dos EUA no Mar Vermelho
Notícias ao Minuto

16:58 - 31/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Dez Hutis foram mortos e dois ficaram feridos no ataque dos EUA a barcos Huti que tentavam intercetar um navio no mar ao largo de Hodeida", disse uma das duas fontes que falaram à AFP sob condição de anonimato.

Os feridos foram socorridos após o ataque e levados para o hospital, e quatro outros sobreviveram ilesos, segundo as mesmas fontes portuárias.

Os militares norte-americanos tinham anteriormente afirmado ter afundado três navios rebeldes Hutis, após ataques no Mar Vermelho a um navio porta-contentores da transportadora dinamarquesa Maersk, que suspendeu o trânsito dos seus navios na zona durante 48 horas.

Alvo de fogo dos Hutis, os helicópteros norte-americanos "responderam ao fogo em legítima defesa, afundando três das quatro pequenas embarcações e matando as tripulações", indicou o Comando Militar dos EUA para o Médio Oriente (Centcom) em comunicado, acrescentando que a quarta embarcação "fugiu da zona".

Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, após o sangrento ataque do movimento islamita palestiniano em território israelita a 07 de outubro, os Hutis intensificaram os seus ataques no Mar Vermelho contra navios que consideram "ligados a Israel", em solidariedade com o território palestiniano bombardeado e sitiado pelo exército israelita.

O Maersk Hangzhou, um navio porta-contentores com bandeira de Singapura, pertencente à transportadora dinamarquesa Maersk, foi vítima da "23.ª tentativa de ataque dos Hutis contra navios internacionais desde 19 de outubro", afirmou o Centcom.

Os Estados Unidos são o principal aliado de Israel e, juntamente com outros países, patrulham o Mar Vermelho, uma zona estratégica do globo, no âmbito de uma coligação internacional para proteger o tráfego marítimo dos ataques dos Hutis.

Leia Também: Marinha dos EUA abate drone e míssil balístico de Hutis no mar Vermelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório