Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Pelo menos três feridos graves em ataque ucraniano contra cidade russa

Pelo menos três pessoas ficaram gravemente feridas esta madrugada após um ataque ucraniano contra a cidade russa de Belgorod, com as defesas da Rússia a abaterem uma dúzia de alvos aéreos.

Pelo menos três feridos graves em ataque ucraniano contra cidade russa
Notícias ao Minuto

06:31 - 09/01/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O governador da região de Belgorod explicou na plataforma de mensagens Telegram que os feridos estão nos cuidados intensivos e o seu estado é estável, enquanto recebem "todos os cuidados médicos necessários".

Viacheslav Gladkov indicou que pela manhã será realizada uma fiscalização porta a porta nos bairros onde caíram os estilhaços das aeronaves abatidas. "Tentaremos identificar os danos o mais rápido possível e começar a repará-los", acrescentou.

Horas antes, Gladkov tinha garantido que o sistema de defesa aérea havia funcionado na região de Belgorod, derrubando pelo menos dez objetos, mas que na cidade dois prédios de apartamentos e sete veículos haviam sido danificados.

Nas últimas semanas, aumentou o número de ataques contra esta zona da Rússia, que fica perto da fronteira com a Ucrânia, o que obrigou o governador a prolongar as férias escolares em vários locais por razões de segurança.

No fim de dezembro, 25 pessoas morreram em Belgorod num ataque ucraniano, o número mais alto de civis mortos em solo russo desde o início da ofensiva militar de Moscovo na Ucrânia, que teve início em 24 de fevereiro de 2022.

A Rússia anunciou na segunda-feira que retirou cerca de 300 residentes de Belgorod, pela primeira vez em quase dois anos de conflito com a Ucrânia.

"Cerca de 300 residentes de Belgorod, que decidiram ser retirados temporariamente, estão agora alojados em centros de acolhimento em Stary Oskol, Gubkin e no distrito de Korotchansky", mais longe da fronteira com a Ucrânia, disse Gladkov, num vídeo publicado na Telegram.

Na sexta-feira, Gladkov tinha proposto aos residentes que saíssem da cidade.

Pela mesma razão, o conselho municipal anunciou o cancelamento dos serviços religiosos em todas as igrejas de Belgorod, onde, tal como no resto da Rússia, o Natal ortodoxo foi celebrado no domingo.

Leia Também: 'Fogo amigo'. Defesa aérea russa mata 2 dos seus paraquedistas em treino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório