Uma campanha para salvar a girafa Benito de temperaturas extremas e de um pequeno recinto na cidade de Ciudad Juarez, no norte do México, foi finalmente recompensada, com a promessa de a transferir para um jardim zoológico mais espaçoso, no sul do país.
Benito chegou a Ciudad Juarez em maio do ano passado, com três anos. Desde então, suportou o sol bem quente com apenas um pequeno pedaço de sombra, assim como sofreu com o frio e ventos do inverno, conta a Associated Press (AP).
Com temperaturas negativas, a girafa está, de momento, "a sofrer com o inverno", clima que "está a afetar a sua saúde", revela Ana Félix, uma ativista dos direitos dos animais.
Atualmente, Benito está sozinha e tem apenas um pequeno espaço fechado com meio hectare para se movimentar.
Na segunda-feira, o governo do estado de Chihuahua confirmou que tinha chegado a um acordo para transferir Benito para o parque Africam Safari, em Puebla, uma vez que "o bem-estar de Benito é a prioridade".
Neste espaço, os animais podem vaguear por recintos de perder de vista, enquanto os visitantes os podem observar a partir dos seus carros.
"Felizmente, a Africam Safari concordou em ficar com ela e agora é só uma questão de a Procuradoria Geral de Proteção Ambiental emitir rapidamente a documentação necessária para transferir a girafa", disse Ana Félix.
O diretor do espaço, Frank Camacho, disse que "está tudo pronto para o receber", embora transportar um animal do tamanho de uma girafa seja "complicado".
Leia Também: Namibiano quer criar em Angola maior parque de safaris privado em África