Bélgica nomeia Reynders candidato a secretário-geral do Conselho da Europa
O Governo belga anunciou hoje a candidatura do atual comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, a secretário-geral do Conselho da Europa, uma organização não-vinculada à União Europeia (UE) que promove os direitos humanos, com sede em Estrasburgo.
© Getty Images
Mundo Didier Reynders
É a segunda vez que o experiente político belga, de 65 anos, concorre a este cargo: já o fez em 2019, mas perdeu contra a atual secretária-geral, a croata Marija Buric, que termina em outubro o mandato, indicou o diário francófono Le Soir.
O prazo para apresentar candidaturas termina hoje à tarde, e a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa procederá à votação final em julho, para que o novo secretário-geral da organização possa iniciar o mandato de cinco anos a 01 de outubro.
Se for eleito, o belga terá de abandonar antes de tempo o cargo de comissário europeu da Justiça, cujo mandato acaba em novembro, não estando ainda claro se poderá compatibilizar o atual cargo com uma campanha para obter o apoio da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Nesta legislatura, já deixaram prematuramente a Comissão Europeia o vice-presidente executivo Frans Timmermans, que liderou a coligação de verdes e social-democratas às legislativas dos Países Baixos, e a finlandesa Juta Urpilainen, em campanha para as eleições presidenciais do seu país.
O Conselho da Europa não é uma instituição da UE, mas uma organização de 46 países, entre os quais os 27 do bloco europeu, que procura "promover a configuração de um espaço político e jurídico comum no continente, assente na democracia, nos direitos humanos e no Estado de direito".
Leia Também: Liberais belgas confirmam candidatura de Charles Michel às europeias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com