"Não sabia da maldição". Turista devolve pedras roubadas em Pompeia
Pompeia foi uma pequena cidade romana, que foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.
© Reuters
Mundo Itália
O Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, deixa qualquer visitante fascinado, no entanto, parece estar assombrado por uma maldição que leva muitos turistas a devolver qualquer lembrança que possam ter levado do local - uma das histórias mais recentes foi partilhada pelo diretor do parque.
O Parque Arqueológico, um dos mais famosos do mundo e uma das atividades turísticas mais populares em Itália, está ligado a uma lenda conhecida como "maldição de Pompeia". A lenda diz que a posse de objetos da antiga cidade romana (além de ser uma infração penal) pode trazer azar ou infortúnio.
Ao longo dos anos, muitos têm sido os turistas que acabam a devolver os pedaços de ruínas que roubaram, acabando também por contar, através de cartas, alguns dos infortúnios que os objetos lhe parecem ter levado. O caso mais recente foi partilhado na terça-feira, pelo diretor do Parque Arqueológico, Gabriel Zuchtriegel.
Na rede social X (antiga Twitter), Gabriel Zuchtriegel contou que recebeu algumas pedras, juntamente com uma carta de uma turista. "Caro remetente anónimo desta carta... as pedras-pomes chegaram a Pompeia... agora boa sorte para o seu futuro", escreveu.
A carta dizia: "Não sabia da maldição. Não sabia que não podia tirar as pedras. No espaço de um ano, foi-me diagnosticado um cancro da mama. Sou uma mulher jovem e saudável, os médicos dizem que foi 'má sorte'. Por favor, aceitem as minhas desculpas e estas peças. 'Mi dispiace' [Peço desculpa].
Atualmente, para sorte de muitos, Pompeia dispõe de uma vigilância mais adequada, de forma a preservar a sua conservação.
Dear anonymous sender of this letter … the pumice stones arrived in Pompeii… now good luck for your future & in bocca al lupo, as we say in Italy pic.twitter.com/vaYlqUudke
— Gabriel Zuchtriegel (@GZuchtriegel) January 9, 2024
Leia Também: Construtores encontram garrafa escondida em parede (e tinha mensagem)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com