Meteorologia

  • 28 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 25º

Gato desaparecido há 7 anos estava... a menos de 300 metros de casa

Animal desapareceu em 2017 e nunca mais voltou, mas foi encontrado a apenas 274 metros de casa.

Gato desaparecido há 7 anos estava... a menos de 300 metros de casa
Notícias ao Minuto

08:40 - 11/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Duke, um gato Bengal com cerca de 9 anos de idade, trocou as voltas aos donos e desapareceu em 2017, para nunca mais ser visto... até agora.

A parte mais impressionante da história é que o animal foi encontrado a cerca de 274 metros de casa, em Corby, no Reino Unido, onde se tinha confortavelmente instalado numa fábrica.

A história é contada pela plataforma Gizmodo, citando o meio britânico SWNS. A dona, Stephanie Barstow, comprou Duke quando o gato tinha apenas 6 semanas de idade, em maio de 2015.

Quase dois anos depois, em janeiro de 2017, Duke desapareceu e Barstow pensou o pior, ouvindo relatos de um gato que tinha sido morto por raposas na localidade. Procurou o animal com a ajuda de amigos e família, mas não o encontrou, desistindo ao fim de oito meses.

Teria de esperar até 21 de dezembro de 2023 para ter novidades sobre Duke: um veterinário local bateu-lhe à porta e perguntou se alguma vez tinha tido um gato com esse nome. É que o médico tinha encontrado um gato com um 'chip', cujas feições eram semelhantes às do foragido Duke, mas o número no registo já não funcionava. Pediu, por isso, a Barstow que o identificasse pessoalmente, comprovando-se finalmente a sua identidade.

Afinal, o gato viveu durante algum tempo numa fábrica... a apenas 900 pés (cerca de 274 metros) da casa de onde fugiu. Tinha até um pequeno abrigo construído pelo 'staff', mas foi levado ao veterinário após as condições na fábrica se tornarem inseguras para que por lá ficasse.

A questão é que, após o desaparecimento do gato, Barstow adotou um cão e teve um segundo filho, pelo que já não tinha condições suficientes para receber, de novo, Duke em casa. Temendo que voltasse a fugir, deu-o para adoção, encontrando uma nova dona.

"Tinha acabado de remodelar a casa e tem muito espaço livre - era perfeito. Foi uma decisão muito difícil, mas acho que foi a melhor para o Duke", disse Barstow.

Leia Também: Há uma cidade onde os donos são multados se os gatos estiverem à solta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório