Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Israel consegue acordo com o Qatar para entrega de medicamentos a reféns

Estima-se que 120 reféns permaneçam em cativeiro pelo Hamas.

Israel consegue acordo com o Qatar para entrega de medicamentos a reféns
Notícias ao Minuto

18:21 - 12/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

Israel chegou a um acordo com o Qatar, esta sexta-feira, que vai permitir a entrega de medicamentos aos reféns detidos pelo Hamas, na Faixa de Gaza. A informação foi avançada pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, em comunicado.

Os medicamentos serão entregues "nos próximos dias". 

De notar que, atualmente, estima-se que 120 reféns permaneçam em cativeiro. Foi também um acordo mediado pelo Qatar e pelos Estados Unidos que permitiu uma trégua em novembro e que resultou numa troca de reféns (cerca de 100) por prisioneiros palestinianos.

Dos 250 reféns raptados, há ainda 132 dados como desaparecidos, total em que se incluem 25 pessoas que morreram e cujos corpos não foram devolvidos, segundo as autoridades israelitas.

O Hamas tem sido criticado por não permitir que os reféns fossem vistos por médicos da Cruz Vermelha, com Israel a alegar que vários têm problemas de saúde pré-existentes.

Recorde-se que o atual conflito foi desencadeado após um ataque do movimento islamita palestiniano em solo israelita, que deixou cerca de 1.140 pessoas, na maioria civis, e mais de 200 foram levadas para a Faixa de Gaza como reféns.

Em retaliação, Israel prometeu eliminar o Hamas e lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde nos últimos três meses, segundo o governo local, já foram mortas mais de 23 mil pessoas, na maioria mulheres, crianças e adolescentes.

Leia Também: Alemanha rejeita acusações de genocídio na Faixa de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório