Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Milhares de pessoas manifestam-se em Bilbau para apoiar presos da ETA

Dezenas de milhares de pessoas, cerca de 20 mil segundo a Polícia Municipal, manifestaram-se hoje em Bilbau, Espanha, para expressar apoio aos presos da ETA e contestar a aplicação de regras prisionais excecionais em relação a estes reclusos.

Notícias ao Minuto

22:08 - 13/01/24 por Lusa

Mundo Espanha

A marcha, convocada pela rede de apoio aos presos da organização terrorista basca ETA em Espanha e França (SARE) para reclamar o fim da política prisional excecional que determina que estes reclusos possam cumprir pena fora do País Basco, contou com o apoio dos partidos EH Bildu, Elkarrekin Podemos, Junts, ERC, CUP e BNG, das entidades independentistas catalãs ANC e Ómnium e dos sindicatos nacionalistas de Euskadi.

O porta-voz da SARE, Joseba Azkarraga, descreveu a mobilização como um "sucesso" e denunciou "aqueles que usam as togas com o desejo de vingança e usam o Tribunal Nacional como plataforma de prevaricação, para evitar que prisioneiros bascos sejam submetidos à aplicação de uma política penitenciária ordinária".

"Continuaremos a trabalhar para tirá-los, não os trouxemos para aqui para que fiquem presos, trouxemo-los para as prisões bascas para que possam ser libertados", assegurou.

Segundo o último relatório do coletivo de presos da ETA, há 134 presos nas prisões do País Basco e Navarra, 8 em prisões francesas, 17 em fuga no estrangeiro e 4 "deportados" na Venezuela, Cuba e Cabo Verde.

A ETA foi fundada em 1959 como um grupo de promoção da cultura basca, tendo evoluído no final da década de 1960 para uma organização paramilitar separatista, lutando pela independência da região histórica do País Basco ao mesmo tempo que assumia uma ideologia marxista-leninista revolucionária.

A organização foi classificada como terrorista pelos Governos da Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e também pela União Europeia (UE).

Depois de mais de 50 anos de violência e de ter matado um número superior a 800 pessoas, a ETA anunciou a "cessação definitiva da luta armada" em outubro de 2011.

Leia Também: Jovens sobrevivem a queda de 20 metros durante escalada em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório