Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

Confinamento decretado na ilha da Reunião por ameaça de ciclone

A população da ilha francesa da Reunião foi aconselhada a permanecer confinada a partir de hoje à noite face à passagem, na segunda-feira, do ciclone Belal.

Notícias ao Minuto

13:51 - 14/01/24 por Lusa

Mundo Ilha da Reunião

O prefeito deste departamento-região com cerca de 870.000 habitantes anunciou que será acionado o alerta vermelho de ciclone a partir das 20h00 locais (17h00 em Paris, menos uma hora em Lisboa).

A partir desta hora, até à manhã de terça-feira, "todos devem confinar-se num local seguro", apelou Jérôme Filippini em conferência de imprensa.

O representante do Estado francês insistiu que a população deve "dedicar as próximas horas a preparar-se para o confinamento", nomeadamente garantindo "o local onde vai abrigar-se" e "a disponibilidade das suas reservas".

Numa mensagem publicada na rede social X, o ministro francês do Interior e dos Territórios Ultramarinos, Gerald Darmanin, apelou aos habitantes da Reunião para que "não saiam à rua, nem circulem".

"Todos os meios foram mobilizados" para os ajudar, enfatizou o ministro, que garantiu estar a acompanhar "de perto" a evolução da situação, em conjunto com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro, Gabriel Attal.

As autoridades temem que o Belal, que atualmente é uma "forte tempestade tropical" localizada a cerca de 280 quilómetros a noroeste da Reunião, possa transformar-se um "ciclone tropical intenso" na segunda-feira, ao passar sobre a ilha ou nas suas imediações.

Segundo a Météo France, os ventos podem ser devastadores e o ciclone "poderá marcar a história" da ilha da Reunião.

"O ciclone Belal será intenso, com ventos que poderão ultrapassar os 200 quilómetros/hora (km/h) na costa e os 250 km/h ou mais" nas zonas mais altas da ilha, alertou aquele organismo.

"Serão ventos destrutivos e devastadores que podem causar grandes danos", estimou o responsável pelas previsões da Météo France Réunion, Sébastien Langlade.

O aeroporto internacional de Roland-Garros, na comuna de Sainte-Marie (norte), anunciou que encerrará hoje às 16h00 locais (13h00 em Paris) e todas as redes de transportes públicos irão parar às 18h00 (15h00 em Paris), até nova ordem.

No sábado, o prefeito já tinha apelado à população para "levar a sério, mesmo muito a sério, o que está a acontecer" e para "fazer 'stocks' de água e alimentos".

Durante o atual período de férias escolares na Reunião, todos os centros de lazer e de acolhimento de crianças e adolescentes estarão também fechados até novo aviso.

Quase todos os eventos festivos foram cancelados e o aeroporto internacional de Sainte-Marie encerrará hoje a partir das 16h00 locais (12h00 GMT) e até nova ordem.

A Reunião não é atingida por um ciclone intenso há 10 anos, desde a passagem do Bejisa, nos primeiros dias de 2014.

Leia Também: Após ciclone, Japão apoia regresso à escola em Moçambique com 2,1 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório