Apesar do frio, Trump faz apelo ao Iowa: "Mesmo que morras, vale a pena"
'Caucus' do Iowa, que acontece esta segunda-feira, marca início da corrida à Casa Branca.
© Alon Skuy/Getty Images
Mundo EUA
Os Estados Unidos enfrentam duras temperaturas face às tempestades de neve que estão a afetar o país, com vários estados sob alerta e avisos meteorológicos. No entanto, no dia em que se assinala o início da corrida à Casa Branca com um 'caucus' no estado do Iowa, Donald Trump exortou os seus apoiantes a sair de casa.
Um 'caucus', sublinhe-se, é uma reunião de eleitores registados ou simpatizantes de um determinado partido, que se juntam num determinado local a uma determinada hora para escolher delegados.
De notar que este 'caucus' que vai levar os republicanos a deliberar sobre quem deve representar o partido nas eleições presidenciais de novembro e só terá efeito prático no Partido Republicano, uma vez que os democratas mudaram as regras da escolha de candidatos.
No Iowa, onde o vento se pode levar a temperaturas de -40ºC, um nevão obrigou, esta segunda-feira, a uma pausa em eventos de campanha. Contudo, Trump está decidido a que os seus apoiantes saíam à rua e, para deixar o apelo, simulou uma conversa entre parceiros,.
"Se estiveres muito doente, dizes: 'querida, mesmo que votes e depois morras, vale a pena'", disse.
Recorde-se que o 'caucus' é uma reunião de pessoas com interesses ou objetivos comuns, que pode repetir-se em diversos locais nos estados onde decorrem, com os participantes a discutir assuntos partidários em que indicam a sua preferência por um candidato presidencial. Uma das principais diferenças entre 'caucus' e primárias é o tempo concedido para a votação e os métodos pelos quais as pessoas podem votar.
Este ano, os partidos Republicano e Democrata estaduais realizem 'caucus' no Iowa, mas apenas o evento republicano terá um impacto imediato e vinculativo na corrida presidencial.
Os eleitores republicanos do Iowa indicarão as escolhas para candidato presidencial do partido e os resultados dessa votação determinarão quantos dos 40 delegados da convenção do estado cada candidato receberá.
Apesar dos pouco delegados elegidos pelo estado, o 'caucus' do Iowa, o primeiro a realizar-se desde os anos 1970, é, no entanto, acompanhado de perto pelos observadores político, uma vez que acaba por influenciar os 'caucauses' seguintes e as eleições primárias
Leia Também: 'Caucus' do Iowa marca início da corrida à Casa Branca. O que significa?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com