Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Ajudou a matar a mãe e colocou o corpo numa mala. Foi condenada a 26 anos

O crime aconteceu em 2014, quando Heather Mack tinha apenas 18 anos. Com o namorado, matou a mãe e escondeu o corpo numa mala.

Ajudou a matar a mãe e colocou o corpo numa mala. Foi condenada a 26 anos
Notícias ao Minuto

23:42 - 17/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Heather Mack, uma mulher norte-americana de 28 anos, foi condenada a 26 anos de prisão após se ter declarado culpada de ajudar a matar a própria mãe e ter colocado o corpo numa mala durante umas férias de luxo em Bali, na Indonésia.

O crime aconteceu em 2014, quando Mack tinha apenas 18 anos. Segundo o The Guardian, o juiz decidiu descontar os dois anos que a mulher esteve sob custódia no estado de Chicago, enquanto aguardava julgamento após regressar aos Estados Unidos. No total, de acordo com o seu advogado, a sentença será de cerca de 23 anos. 

Os procuradores federais norte-americanos pediram uma pena de prisão de 28 anos para Heather Mack, que foi acusada de conspirar com o namorado para matar a mãe, Sheila von Wiese-Mack.

Além dos 28 anos de prisão, pediam ainda que Mack estivesse cinco anos em liberdade condicional, que pagasse uma multa de 250 mil dólares (cerca de 230 mil euros) e que devolvesse 262.708 dólares (241.389 euros), considerando que a sentença recomendada era "justificada e suficiente, mas não maior do que o necessário para servir uma punição justa e apropriada pelo crime hediondo de Mack".

Em tribunal, o irmão da vítima, Bill Wiese, pediu que a sobrinha fosse condenada à maior sentença possível. "Se dependesse de mim, Heather passaria o resto da vida atrás das grades", disse.

Heather Mack declarou-se culpada, no passado mês de junho, do crime de conspiração  para matar a mãe com o seu então namorado. O objetivo seria ter acesso a um fundo fiduciário de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros).

De acordo com os procuradores, a jovem, com então 18 anos e grávida, tapou a boca da mãe enquanto o namorado a espancava com uma fruteira num quarto de hotel. Após o crime, que terá sido planeado durante meses, esconderam o corpo numa mala e colocaram-no dentro de um táxi. 

Heather Mack foi condenada a dez anos de prisão na Indonésia, tendo cumprido sete. Em 2021, foi deportada pelos Estados Unidos e detida à chegada do aeroporto internacional O'Hare, em Chicago. A filha, com então seis anos, foi entregue a um familiar.

O namorado de Mack, Tommy Schaefer, foi condenado a 18 anos de prisão por um tribunal de Bali, que o considerou culpado do crime de "homicídio premeditado" em 2015.

Ao longo do julgamento, o homem admitiu o homicídio, embora alegando que o mesmo ocorreu durante uma violenta disputa com a mãe da sua namorada, que estava descontente pelo facto de a filha ter engravidado.

Sheila von Wiese-Mack, de 62 anos, foi encontrada parcialmente nua numa mala de viagem encontrada na bagageira de um táxi.

Leia Também: Hutis reivindicam ataque contra navio dos EUA no golfo de Aden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório