Subida de preço? Supermercado usa 'truque' para evitar roubo de azeite
'Ideia' chega de Sevilha, em Espanha. Por cá, o azeite virgem extra é um dos produtos cujo preço mais subiu no último ano.
© Shutterstock
Mundo Espanha
Vem de Espanha, mais concretamente de Sevilha, a última 'moda' em truques de supermercados para evitar o roubo de garrafas de azeite - que, alegadamente, se intensificou devido ao (forte) aumento de preço que este produto tem vindo a sofrer.
No TikTok, uma utilizadora partilhou um vídeo que mostra a forma como a superfície comercial lidou com a situação. Em vez de colocar em disposição nas prateleiras as garrafas de azeite, optou por colocar apenas as fotografias representativas destas.
Se um comprador quiser comprar o produto identificado no 'escaparate', teria de o pedir nas caixas - depois de ter efetuado o pagamento, conta o 20minutos.
Numa prateleira mais a baixo, no mesmo vídeo, é possível ver garrafões de azeite de 5 litros... vazios. Poderiam apenas ser levantados com o respetivo 'conteúdo' passando pela mesma operação descrita com as garrafas.
Outros mercados e supermercados, acrescenta a publicação, terão optado por colocar alarmes nas garrafas de azeite.
@maarviid08 #supermercados #aceite #precioscaros #sevilla #hacerviral #videofamosooficial Calabria - Club Mix - Duchess
Em Portugal, no último ano - entre 18 de janeiro de 2023 e 17 de janeiro de 2024 - o azeite foi um dos produtos que mais viram o seu preço subir percentualmente.
A 17 de janeiro de 2024, o azeite virgem extra custava, 11,08 euros. Trata-se de uma subida de 5,16 euros (87%) neste período temporal, de acordo com informações da DECO PROteste.
Leia Também: Preços subiram (e bem). Quanto poupava na ida ao supermercado há um ano?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com