Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Gato de estimação morre de frio após ser atirado de comboio na Rússia

Uma petição a circular nas redes sociais a apelar a que a maquinista seja demitida já foi assinada por mais de 300 mil pessoas.

Gato de estimação morre de frio após ser atirado de comboio na Rússia
Notícias ao Minuto

20:01 - 22/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Kirov

Mais de 300 mil pessoas assinaram uma petição a pedir que uma maquinista russa seja afastada do seu emprego depois de ter atirado um gato de estimação para fora de um comboio, acreditando que era um animal vadio.

O gato branco e ruivo, conhecido como Twix, soltou-se da sua transportadora num comboio que viajava entre Yekaterinburg e São Petersburgo a 11 de janeiro. De seguida, foi encontrado pela condutora, que atirou o animal à força para fora do comboio enquanto o estava parado na cidade de Kirov, a leste de Moscovo, na Rússia, noticia a Associated Press.

Após conhecida a história, centenas de pessoas uniram-se debaixo de temperaturas negativas para procurar o animal, que, mais tarde, foi encontrado morto a 20 de janeiro, a pouco mais de 800 metros dos trilhos do comboio onde tinha sido deixado. Twix terá morrido de frio e sofreu uma série de mordidelas de animais.

O incidente provocou indignação generalizada na Rússia, com milhares de pessoas a acompanhar a história em contas nas redes sociais. 

Uma petição separada a pedir que sejam feitas acusações criminais contra a maquinista reuniu mais de 100 mil assinaturas até domingo, depois de ser publicada online na sexta-feira passada.

Até agora, as autoridades locais recusaram-se a processar a motorista, que não foi identificada publicamente.

Num comunicado, a operadora ferroviária estatal russa RZhD afirmou que "lamenta sinceramente" a morte de Twix e prometeu que mudaria as regras sobre como os funcionários deveriam abordar animais desacompanhados.

"Lamentamos sinceramente a morte do gato Twix e pedimos desculpas aos seus donos. Para garantir que incidentes semelhantes não aconteçam no futuro, já estão a ser feitas alterações nos documentos utilizados para transportar animais de estimação em comboios de longa distância. Os motoristas serão proibidos de retirar animais das carruagens.

Em vez disso, os animais serão entregues aos trabalhadores da estação para que possam entrar em contato com abrigos de animais", referiu.

Leia Também: "Encontrei-a!" Perdeu carteira no comboio e motorista foi dar-lha a casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório