Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 25º

OMS alerta para "aumento alarmante" de casos de sarampo na Europa

Casos aumentaram 30 vezes no espaço de um ano.

OMS alerta para "aumento alarmante" de casos de sarampo na Europa
Notícias ao Minuto

18:20 - 23/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Sarampo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta terça-feira, que a Europa está a registar um "aumento alarmante" de casos de sarampo, tendo revelado que se registaram 30 vezes mais casos em 2023 face a 2022 e apelando a "medidas urgentes" para evitar uma maior propagação.

Em 2023 registaram-se mais de 30 mil casos, enquanto em 2022 tinham sido registados 941. A OMS acredita que em causa está o facto de  menos crianças terem sido vacinadas contra a doença durante a pandemia de Covid-19.

"Temos assistido na região, não só a um aumento em 30 vezes dos casos de sarampo, mas também a quase 21 mil hospitalizações e cinco mortes relacionadas com a doença. Isto é preocupante", disse Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa, segundo cita a BBC.

"A vacinação é a única forma de proteger as crianças contra esta doença potencialmente perigosa", alertou.

Recorde-se que o sarampo é um vírus transmitido por contacto direto através de gotículas infeciosas ou por propagação no ar, quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os sintomas surgem geralmente entre 10 a 12 dias após a pessoa ser infetada e podem começar com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal. 

Leia Também: Tem sintomas ou esteve com alguém com Sarampo? SNS diz-lhe o que fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório