A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta terça-feira, que a Europa está a registar um "aumento alarmante" de casos de sarampo, tendo revelado que se registaram 30 vezes mais casos em 2023 face a 2022 e apelando a "medidas urgentes" para evitar uma maior propagação.
Em 2023 registaram-se mais de 30 mil casos, enquanto em 2022 tinham sido registados 941. A OMS acredita que em causa está o facto de menos crianças terem sido vacinadas contra a doença durante a pandemia de Covid-19.
"Temos assistido na região, não só a um aumento em 30 vezes dos casos de sarampo, mas também a quase 21 mil hospitalizações e cinco mortes relacionadas com a doença. Isto é preocupante", disse Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa, segundo cita a BBC.
"A vacinação é a única forma de proteger as crianças contra esta doença potencialmente perigosa", alertou.
Recorde-se que o sarampo é um vírus transmitido por contacto direto através de gotículas infeciosas ou por propagação no ar, quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os sintomas surgem geralmente entre 10 a 12 dias após a pessoa ser infetada e podem começar com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal.
Leia Também: Tem sintomas ou esteve com alguém com Sarampo? SNS diz-lhe o que fazer