Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Ataque israelita contra centro de deslocados faz nove mortos

Nove pessoas morreram hoje e 75 ficaram feridas num ataque israelita às instalações da ONU em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, denunciou a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA).

Ataque israelita contra centro de deslocados faz nove mortos
Notícias ao Minuto

16:03 - 24/01/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O chefe da agência em Gaza, Thomas White, confirmou que o ataque, efetuado com tanques, causou graves danos num edifício situado no interior de um complexo que, antes da atual escalada da guerra, albergava um centro de formação.

Cerca de 800 pessoas deslocadas pelo conflito entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas viviam no edifício afetado.

White disse que dezenas de milhares de pessoas recorreram às instalações da UNRWA em Khan Yunis em busca de algum tipo de proteção contra a ofensiva militar israelita.

Referiu ainda que o pessoal da UNRWA e da Organização Mundial da Saúde (OMS) estava a tentar chegar à zona, uma vez que o exército israelita tinha bloqueado o acesso.

Trata-se do segundo incidente do género em dois dias, segundo a UNRWA, citada pela agência espanhola Europa Press.

White disse que a ação do exército israelita tornou impossível entrar ou sair do complexo em segurança durante dois dias, mantendo as pessoas no interior praticamente encurraladas.

Mais de 1,9 milhões de habitantes de Gaza foram obrigados a fugir de casa desde o início do atual conflito entre Israel e o Hamas.

Khan Yunis tornou-se, nos últimos dias, o foco da ofensiva militar israelita, depois de se ter concentrado no norte e obrigado milhares de pessoas a fugir para o sul do enclave palestiniano.

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos, segundo as autoridades.

Em represália, Israel lançou uma ofensiva no território palestiniano que causou mais de 25.700 mortos, de acordo o Hamas, que controla o território desde 2007.

Leia Também: Pelo menos 50 mortos e 120 feridos em Khan Younis, sul de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório