Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 24º

Hamas acatará cessar-fogo ditado pelo TIJ se Telavive fizer o mesmo

O movimento islamita palestiniano Hamas afirmou hoje que acatará qualquer decisão emitida pelo Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) sobre um cessar-fogo no Médio Oriente, desde que a parte israelita faça o mesmo.

Hamas acatará cessar-fogo ditado pelo TIJ se Telavive fizer o mesmo
Notícias ao Minuto

20:05 - 25/01/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Num comunicado divulgado pela estação televisiva Al-Jazira, o grupo palestiniano indicou que também acederá a libertar todos os reféns sequestrados durante o ataque de 07 de outubro a território israelita se Israel libertar os prisioneiros palestinianos que tem nas suas prisões.

"O inimigo sionista deve pôr fim ao seu cerco de 18 anos à Faixa de Gaza e fornecer toda a ajuda necessária para o alívio da população e a reconstrução", concluiu o Hamas no comunicado.

A 07 de outubro, combatentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) -- desde 2007 no poder na Faixa de Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel -- realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fazendo 1.139 mortos, na maioria civis, segundo o mais recente balanço das autoridades israelitas, e cerca de 250 reféns, 127 dos quais permanecem em cativeiro.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre ao norte do território, que entretanto se estendeu ao sul.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 111.º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza 25.900 mortos, 63.740 feridos e 8.000 desaparecidos, na maioria civis, de acordo com o último balanço das autoridades locais, e quase dois milhões de deslocados (mais de 85% dos habitantes), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com toda a população a enfrentar níveis graves de fome.

Leia Também: Biden encarrega diretor da CIA de tentar obter cessar-fogo em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório