Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 24º

Comissão Europeia realiza em Bruxelas homenagem a Jacques Delors

A Comissão Europeia vai na quarta-feira homenagear o antigo presidente da instituição Jacques Delors, que morreu em dezembro aos 98 anos, numa cerimónia em Bruxelas com os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE).

Comissão Europeia realiza em Bruxelas homenagem a Jacques Delors
Notícias ao Minuto

15:14 - 26/01/24 por Lusa

Mundo Jacques Delors

A informação foi hoje divulgada pelo porta-voz principal da Comissão Europeia, Eric Mamer, que na conferência de imprensa diária da instituição indicou que "na quarta-feira, a presidente [Ursula von der Leyen] será a anfitriã da cerimónia de homenagem a Jacques Delors".

"A cerimónia decorre aqui mesmo, no Berlaymont [edifício sede da Comissão Europeia] na presença de membros da família, de antigos colaboradores próximos, de chefes de Estado e de Governo [da UE] e de membros do corpo diplomático", acrescentou Eric Mamer.

Jacques Delors morreu a 27 de dezembro de 2023 em Paris, aos 98 anos.

Figura da construção do projeto europeu e considerado o "pai do euro", Jacques Delors foi presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, durante três mandatos, incluindo na adesão de Portugal à União Europeia (1986).

No seio da UE, ficou conhecido por ter aprovado o Ato Único Europeu, em 1986, que levou à criação do Mercado Único, o primeiro do género ao nível mundial, em 1993.

Foi protagonista na transformação da Comunidade Europeia em União Europeia, o que permitiu uma transição para a moeda única (o euro) e para uma maior cooperação ao nível da defesa.

Nome incontornável da esquerda francesa, foi ainda ministro francês das Finanças e eurodeputado.

Jacques Delors frustrou as esperanças desta ala partidária ao recusar apresentar-se às eleições presidenciais de 1995 em França. Na altura, era favorito nas sondagens.

Leia Também: Legado de Delors "continuará a inspirar a construção da Europa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório