Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 26º

Suspeito de ataques no Japão entrega-se após 50 anos em fuga

Um homem, de 70 anos, confessou ser o jovem sorridente, de óculos e cabelo comprido que figura há décadas na lista de "mais procurados" das esquadras japonesas. É suspeito de ser responsável por vários atentados bombistas no país.

Suspeito de ataques no Japão entrega-se após 50 anos em fuga
Notícias ao Minuto

19:17 - 26/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Satoshi Kirishima, antigo membro de um grupo radical de Esquerda do Japão e responsável por vários atentados bombistas no país na década de 1970, terá sido apanhado após cerca de 50 anos em fuga.

Segundo a imprensa internacional, um homem, de 70 anos, confessou ser o jovem sorridente, de óculos e cabelo comprido que figura há décadas na lista de "mais procurados" das esquadras japonesas. 

A confissão aconteceu na quinta-feira, num hospital de Kanagaw, onde o homem deu entrada com um nome falso para receber tratamento para um cancro em fase terminal.

A Polícia Metropolitana de Tóquio está agora a investigar a veracidade da confissão e vai confirmar a identidade através de um teste de ADN. Aos investigadores, o homem contou que tem um grave problema de saúde e quer viver o resto da sua vida com o seu nome verdadeiro.

Segundo conta a BBC, Kirishima era membro da Frente Armada Anti-Japão da Ásia Oriental, que na década de 1970 organizou uma série de ataques contra gigantes empresariais. O ataque mais grave aconteceu a 30 de agosto de 1974, quando um atentado bombista no exterior de um edifício da Mitsubishi Heavy Industries matou oito pessoas e feriu mais de 380.

A polícia japonesa indicou que Satoshi Kirishima é procurado por "atentados bombistas em série contra empresas" e violou "normais penais sobre controlo de explosivos".

Leia Também: Sismo de Ano Novo no Japão com custos até 16.200 milhões de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório