Meteorologia

  • 04 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 20º

Ataque do grupo Boko Haram mata pelo menos 13 pessoas na Nigéria

Pelo menos 13 pessoas morreram segunda-feira no estado de Borno, na Nigéria, quando o veículo em que viajavam foi atingido por uma bomba de fabrico caseiro do grupo extremista islâmico Boko Haram, comunicaram hoje as autoridades locais.

Ataque do grupo Boko Haram mata pelo menos 13 pessoas na Nigéria
Notícias ao Minuto

12:59 - 30/01/24 por Lusa

Mundo Boko Haram

"Posso confirmar a morte de 13 pessoas, na sua maioria agricultores, por um engenho explosivo improvisado colocado pelos terroristas do Boko Haram na segunda-feira", disse à agência de notícias EFE o líder da Força de Intervenção Conjunta Civil (CJTF), Muhammad Goni.

A CJTF é um grupo armado de autodefesa civil que ajuda as forças armadas nigerianas na luta contra o terrorismo.

"As vítimas viajavam pela estrada Polka/Firgi, na cidade de Gwoza, quando o veículo que as transportava atropelou o artefacto, provocando uma explosão que matou sete passageiros instantaneamente", acrescentou.

"Seis outros morreram mais tarde devido aos ferimentos sofridos na explosão", disse a mesma fonte, acrescentando que o exército foi destacado para Gwoza para procurar mais explosivos na estrada e desarmá-los.

Os soldados, juntamente com membros da CJTF, também estão atualmente à procura de extremistas que se escondem entre a população civil em Gwoza para perpetrar violência, segundo Goni.

O nordeste da Nigéria tem sido alvo de ataques do Boko Haram desde 2009, violência que se intensificou a partir de 2016 com o surgimento do seu grupo dissidente, o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP).

Ambos os grupos procuram impor um Estado de tipo islâmico na Nigéria, que é predominantemente muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

O Boko Haram e o ISWAP já mataram mais de 35.000 pessoas e provocaram cerca de 2,7 milhões de deslocados internos, principalmente na Nigéria, mas também em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, segundo dados das Nações Unidas.

Leia Também: "Potencial" africano só pode ser concretizado ao eliminar do terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório