Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Lviv é a primeira região a remover todos os monumentos da era soviética

Este é um esforço mais amplo para apagar todos os vestígios do domínio russo, conforme revelou o governador da região ucraniana.

Lviv é a primeira região a remover todos os monumentos da era soviética
Notícias ao Minuto

17:44 - 30/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Lviv tornou-se a primeira cidade ucraniana a retirar todos os seus monumentos da era soviética, revelou esta terça-feira o governador da região, destacando que é parte de um esforço mais amplo para apagar todos os vestígios do domínio russo.

A agência Reuters reporta que a Ucrânia lançou uma campanha de 'descomunização', depois de uma revolução ter derrubado um presidente pró-Moscovo em 2014. Nesse sentido, tem continuado o esforço à medida que luta contra a invasão russa - desde fevereiro de 2022.

O governador Maksym Kozytskyi relatou que 312 monumentos foram removidos no ano passado na região ocidental de Lviv, que faz fronteira com a Polónia, por ativistas e residentes locais.

"Nem um kopek [moeda de vários países da Europa Oriental] do orçamento regional foi gasto para derrubar estes 'ídolos'", afirmou Kozytskyi através de uma publicação no Telegram.

No mês passado, as autoridades de Kyiv já tinham desmantelado uma estátua de um comandante do Exército Vermelho numa avenida do centro da capital.

O presidente da Câmara de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, propôs também, na semana passada, mudar o nome da rua Pushkin, situada no centro da cidade, em homenagem ao autor russo, para o nome de um proeminente filósofo ucraniano.

Leia Também: Ucrânia denuncia "ataque recorde" com 90 drones na noite de Ano Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório