Governo dos EUA aprova venda de 'drones' militares à Índia
O governo norte-americano aprovou hoje a venda de 'drones' militares à Índia, no valor de quatro mil milhões de dólares, numa altura em que aumentam os esforços dos dois países para reforçar a cooperação, incluindo a nível militar.
© Reuters
Mundo Drone
O Congresso foi notificado formalmente, como exigido pela lei norte-americana, mas ainda não validou formalmente a venda (avaliada em cerca de 3,6 mil milhões de euros), que inclui 31 'drones' (aparelhos não tripulados) ultrassofisticados do tipo MQ-9B Sky Guardians fabricados pela General Atomics.
"A venda proposta vai melhorar a capacidade da Índia para enfrentar as ameaças atuais e futuras, ao permitir realizar patrulhas de vigilância e reconhecimento em rotas operacionais marítimas", segundo o comunicado do Departamento de Estado norte-americano.
Em junho do ano passado, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi recebido com grande pompa e circunstância na Casa Branca, segundo recorda a agência France Presse (AFP), enquanto o Presidente norte-americano, Joe Biden, deslocou-se a Nova Deli para a cimeira dos G20 (as 20 maiores economias do mundo) e elogiou a "parceria forte e duradoura" entre os dois países.
A Índia também faz parte do grupo Quad, uma aliança diplomática para matérias de segurança que integra ainda Estados Unidos, Austrália e Japão.
Nova Deli está na linha da frente face à ascensão da China e é adepta do multi-alinhamento, ao continuar, por exemplo, a cooperar com a Rússia, isolada pelo Ocidente devido à invasão da Ucrânia.
Leia Também: Drone que matou soldados pode ter sido confundido com drone dos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com