Repórteres sem Fronteiras promove ação para restaurar confiança no jornalismo
Mais de mil meios de 80 países apoiam uma iniciativa promovida pela Repórteres sem Fronteiras (RSF), para a recuperação da confiança do público no jornalismo, através da transparência e boas práticas jornalísticas.
© Pixabay
Mundo RSF
Esta organização não governamental informou, em comunicado, que a denominada Iniciativa para a Confiança no Jornalismo (JTI, na sigla em Inglês) é uma "certificação" destinada a "distinguir positivamente o jornalismo fiável no ecossistema de informação".
Emissoras de rádio, cadeias de televisão e jornais em linha, entre outros, comprometeram-se a melhorar a sua transparência e as suas práticas jornalísticas.
Um terço dos meios envolvidos estão sedeados em África, principalmente na Costa do Marfi e na República Democrática do Congo, onde, entre os dois países, mais de 130 meios se submeteram à avaliação das suas práticas.
Outro terço está na Europa, com uma elevada proporção em França e na Ucrânia. De Portugal não consta qualquer.
Todos os aderentes submetem-se a uma avaliação das suas práticas jornalísticas, através de uma aplicação desenvolvida para este efeito.
Depois do processo, cada meio pode solicitar uma certificação JTI, com a qual depois o seu posicionamento na internet pode ser favorecido na indexação algorítmica por plataformas como a Microsoft ou a Newsback, que destacam fontes de informação fiáveis, acrescentou a RSF.
Até agora, 200 meios já divulgaram os seus relatórios de transparência e 11 Estados europeus comprometeram-se a apoiar a iniciativa.
"A JTI pode contribuir para devolver ao jornalismo de qualidade a sua vantagem comparativa", segundo o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire.
A iniciativa pretende promover o direito dos cidadãos à informação em contexto de aumento da desconfiança para com os meios e os jornalistas e em que a informação jornalística concorre com os conteúdos das plataformas, acrescentou.
Leia Também: Livro de Mário Mesquita sobre jornalismo em 74-75 tem "admirável atualidade"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com