Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

Repórteres sem Fronteiras promove ação para restaurar confiança no jornalismo

Mais de mil meios de 80 países apoiam uma iniciativa promovida pela Repórteres sem Fronteiras (RSF), para a recuperação da confiança do público no jornalismo, através da transparência e boas práticas jornalísticas.

Repórteres sem Fronteiras promove ação para restaurar confiança no jornalismo
Notícias ao Minuto

23:58 - 02/02/24 por Lusa

Mundo RSF

Esta organização não governamental informou, em comunicado, que a denominada Iniciativa para a Confiança no Jornalismo (JTI, na sigla em Inglês) é uma "certificação" destinada a "distinguir positivamente o jornalismo fiável no ecossistema de informação".

Emissoras de rádio, cadeias de televisão e jornais em linha, entre outros, comprometeram-se a melhorar a sua transparência e as suas práticas jornalísticas.

Um terço dos meios envolvidos estão sedeados em África, principalmente na Costa do Marfi e na República Democrática do Congo, onde, entre os dois países, mais de 130 meios se submeteram à avaliação das suas práticas.

Outro terço está na Europa, com uma elevada proporção em França e na Ucrânia. De Portugal não consta qualquer.

Todos os aderentes submetem-se a uma avaliação das suas práticas jornalísticas, através de uma aplicação desenvolvida para este efeito.

Depois do processo, cada meio pode solicitar uma certificação JTI, com a qual depois o seu posicionamento na internet pode ser favorecido na indexação algorítmica por plataformas como a Microsoft ou a Newsback, que destacam fontes de informação fiáveis, acrescentou a RSF.

Até agora, 200 meios já divulgaram os seus relatórios de transparência e 11 Estados europeus comprometeram-se a apoiar a iniciativa.

"A JTI pode contribuir para devolver ao jornalismo de qualidade a sua vantagem comparativa", segundo o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire.

A iniciativa pretende promover o direito dos cidadãos à informação em contexto de aumento da desconfiança para com os meios e os jornalistas e em que a informação jornalística concorre com os conteúdos das plataformas, acrescentou.

Leia Também: Livro de Mário Mesquita sobre jornalismo em 74-75 tem "admirável atualidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório