NATO? "Não pretendemos atacar. É claro para pessoas sensatas no Ocidente"
O comentário é do antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev.
© Getty Images
Mundo Medvedev
O antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, afirmou que Moscovo não tem planos de atacar nenhum país da NATO, algo que "é claro para todas as pessoas sensatas no Ocidente".
Segundo Medvedev, na plataforma VKontakte, citado pela Tass, o exercício Steadfast Defender 2024 da NATO, o maior desde o fim da Guerra Fria, trata-se de "brincar com o fogo de uma forma muito perigosa".
"Não pretendemos atacar nenhum dos membros da NATO. Isto é claro para todas as pessoas sensatas no Ocidente. No entanto, se eles se deixarem levar pela brincadeira e usurparem a integridade do nosso país, receberão imediatamente uma resposta apropriada", apontou Medvedev, acrescentando que "isso significará uma coisa – uma grande guerra que a NATO não será capaz de evitar".
O exercício Steadfast Defender 2024 da NATO está a ser realizado na Europa de fevereiro a maio. Trinta e um estados-membros e a Suécia, com esperança de entrar na Aliança, participam nos exercícios.
O Steadfast, que nos próximos meses mobilizará até 90 mil soldados em ambos os lados do Atlântico, deverá, entre outros objetivos militares, verificar a capacidade da Aliança para mobilizar e transportar rapidamente tropas norte-americanas para fortalecer a defesa da Europa.
Leia Também: Rússia aberta a apoiar Maputo caso executivo moçambicano solicite
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com