Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 24º

Vídeo mostra momento da detenção de casal que terá matado filha bebé

Marten não respondeu quando os policiais perguntaram onde estava a bebé. Já Gordon pediu maionese e elogiou batatas fritas enquanto se negava a falar sobre a filha.

Vídeo mostra momento da detenção de casal que terá matado filha bebé
Notícias ao Minuto

20:29 - 06/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Constance Marten afirmou que o seu nome era Arabella e disse à polícia que não podia "prender alguém por esconder uma gravidez". As imagens do momento em que a mulher e o companheiro foram detidos depois do desaparecimento da filha de ambos veio agora a público enquanto o caso chega a tribunal. 

A aristocrata, que esteve cerca de oito semanas desaparecida, também é ouvida a implorar "por favor, pare - ele não está bem", enquanto o companheiro Mark Gordon era algemado. 

No vídeo, que pode ver abaixo, o casal diz que se ama.

As imagens de câmara corporal, filmadas a 27 de fevereiro de 2023, foram exibidas ao júri em Old Bailey, esta terça-feira. Nelas os polícias podem ser ouvidos a perguntar ao casal onde estava o seu bebé recém-nascido. 

A mulher de 36 anos - que nega homicídio culposo da sua filha recém-nascida - não respondeu às perguntas. "Constance, Arabella, quem quer que seja... certo, onde está a sua filha?”, insiste a polícia, que fazia buscas pela criança. 

Mais tarde, dentro de um carro da polícia, um agente  questionou Marten sobre o bebé: “Com base na temperatura lá fora, que atualmente está abaixo de cinco graus, temos grandes preocupações com aquela criança. Pode nos dar alguma garantia de que a criança está bem? A criança está segura?". 

Em tribunal, os jurados foram informados de que Gordon exigiu comida e bebida quando os polícias tentaram desesperadamente descobrir se o bebé estava seguro.

No áudio reproduzido para o júri, um polícia pode ser ouvido a perguntar repetidamente: "Onde está a sua filha?" e "A bebé está viva?".

Em resposta, Gordon exige comida e acabou por lhe ser dada cerveja de gengibre, frango e batatas fritas. A certa altura ele pede frango "com maionese".

Os restos mortais da criança acabaram por ser encontrados num barracão abandonado, escondidos num saco de plástico e cobertos de lixo “como se fosse lixo”, disse a acusação ao tribunal.

A procuradoria alega que o comportamento "imprudente e totalmente egoísta” do casal levou à morte “totalmente evitável” de sua filha recém-nascida, chamada Victoria, depois de o casal passar semanas a fugir e a viver numa barraca sem condições. 

O casal foi dado como desaparecido a 5 de janeiro de 2023 após o seu carro ter sido encontrado queimado numa estrada, na zona de Bolton. As autoridades acreditam que o par terá passado este período a dormir na rua, com recurso a uma tenda azul, evitando a polícia ao mudar a sua localização frequentemente e evitar as câmaras de segurança.

Nessa linha, o casal terá viajado de Bolton até Liverpool, passando por Harwich, Londres e Newhaven, onde foram vistos, a 8 de janeiro.

O par, que levava uma vida isolada, conheceu-se em 2016. Quando Marten ficou grávida, em setembro de 2022, começou a ‘saltitar’ entre apartamentos. Na altura do seu desaparecimento, a polícia disse haver "evidências" de que "Constance deu à luz recentemente e nem ela nem o bebé foram avaliados por profissionais médicos".

O casal foi localizado após ter sido avistado por um civil na zona de Brighton, e foi detido por suspeitas de negligência infantil e homicídio por negligência. O corpo da criança foi encontrado dias depois dentro de um saco do supermercado dentro de um edifício abandonado.  

Leia Também: Pastor detido por violar sobrinha. Em troca deixava-a jogar videojogos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório