Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Darmanin oficialmente ilibado. Arquivado processo de violação

Ministro francês vê caso ser oficialmente encerrado.

Darmanin oficialmente ilibado. Arquivado processo de violação
Notícias ao Minuto

16:01 - 14/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo França

O Tribunal da Cassação, a mais alta instância do sistema judicial francês, confirmou, esta quarta-feira, o arquivamento da investigação de violação contra o ministro do Interior de França, Gérald Darmanin, por acontecimentos datados de 2009. 

De notar que foi em janeiro do ano passado que Sophie Spatz-Patterson, que acusou Gérald Darmanin de violação, interpôs recurso para o Tribunal da Cassação contra o arquivamento do processo, depois de ser esta a decisão em primeira instância e num tribunal de recurso.

Agora, após sete anos de processo, o recurso foi rejeitado pelo Tribunal da Cassação e o caso está assim definitivamente encerrado, com Darmanin oficialmente ilibado. 

Recorde-se que a mulher acusou Gérald Darmanin de a ter violado num quarto de hotel em 2009, quando o atual ministro era vereador na cidade de Tourcoing (norte) e ocupava um cargo no serviço jurídico do partido conservador União por um Movimento Popular (UMP).

Segundo a versão de Patterson-Spatz, ela entrou em contacto com o político, porque esperava obter a sua ajuda para rever uma sentença em que havia sido condenada e obteve a promessa de fazê-lo em troca de favores sexuais.

Darmanin admitiu ter tido uma relação sexual com Patterson-Spatz , mas negou categoricamente que ela tenha sido forçada a fazê-lo ou que tenha sido objeto de qualquer transação, afirmando sempre que a relação havia sido consensual.

Leia Também: Sarkozy condenado a um ano de prisão (seis meses de pena efetiva)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório