EUA avançam com novas sanções contra a Rússia após morte de Navalny

É oficial: novo pacote de sanções será anunciado na sexta-feira.

Notícia

© Anna Moneymaker/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
20/02/2024 16:53 ‧ 20/02/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O presidente dos Estados Unido, Joe Biden, instruiu a sua administração a impor nova sanções contra a Rússia devido à morte do opositor russo Alexei Navalny. Estas sanções vão ser anunciadas na sexta-feira.

"Por iniciativa do presidente Biden, anunciaremos na sexta-feira um conjunto de sanções importantes para responsabilizar a Rússia pelo que aconteceu a Navalny", adiantou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Este novo pacote de sanções será anunciado na sexta-feira, um dia antes do segundo aniversário da invasão russa à Ucrânia. 

Kirby acrescentou que estas novas sanções também procuram responder a "todas as ações de Moscovo que fazem parte desta guerra cruel e brutal que dura há dois anos" na Ucrânia.

Entretanto, Brian Nelson, subsecretário para Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento de Tesouro, deslocou-se esta semana à Europa para continuar a trabalhar nas sanções à Rússia.

"A coligação global que impõe sanções sem precedentes à máquina de guerra da Rússia colocou areia nas engrenagens dos esforços do Kremlin para equipar e fornecer as suas forças armadas. Recentemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, alargou a competência do Departamento de Tesouro para atingir aqueles que financiam os esforços de produção de guerra da Rússia, mesmo que estejam localizados em terceiros países", declarou.

Os EUA já tinham impostos vários pacotes de sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia. 

Recorde-se que foi ontem que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar a ponderar novas sanções contra a Rússia, três dias após a morte de Alexei Navalny.

"Já temos sanções. Mas estamos a considerar outras sanções adicionais", admitiu Biden, em declarações aos jornalistas, que já tinha culpado o presidente russo pela morte de Navalny numa prisão no Ártico, anunciada na sexta-feira.

O chefe de Estado norte-americano acrescentou que espera que este caso da morte de Navalny sirva para realçar a importância de manter a ajuda militar à Ucrânia, depois de os Republicanos no Congresso dos EUA ameaçarem bloquear um novo pacote de financiamento.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morreu a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizam o presidente russo pela sua morte.

[Notícia atualizada às 17h48]

Leia Também: Quem foi o melhor presidente dos EUA? Biden em 14.º e Trump em... último

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas