Parlamento do Gana fica sem luz em plena sessão por dívida milionária
Empresa de eletricidade do país reclama uma dívida de cerca de 1,68 milhões de euros.
© NATALIJA GORMALOVA/AFP via Getty Images
Mundo Gana
O parlamento do Gana ficou sem luz no preciso momento em que os parlamentares debatiam o discurso de Estado da Nação do presidente do país, na quinta-feira.
Segundo a BBC, por trás do corte de fornecimento de energia está uma dívida para com a Companhia Elétrica do Gana (ECG, na sigla em inglês) de 23 milhões de cedi ganeses (cerca de 1,68 milhões de euros).
Alguns minutos após o corte do fornecimento de eletricidade, no entanto, um gerador permitiu voltar a acender as luzes do parlamento, ainda que de forma poupada: só na câmara onde se encontravam os deputados. Outros, que utilizavam os elevadores do edifício no momento do corte, ficaram presos nos mesmos.
O diretor de comunicações da empresa fornecedora de energia, William Boateng, disse à agência de notícias Reuters que ordenou o corte do fornecimento de eletricidade devido à recusa do parlamento em "honrar os avisos de exigência de pagamento".
A energia foi restabelecida na totalidade após o parlamento do Gana ter pago 13 milhões de cedi (cerca de 950 mil euros), prometendo saldar a restante dívida no espaço de uma semana.
"As desconexões são para todos; quem não paga e não encontra maneira de resolver o assunto, a equipa desconecta", continuou Boateng.
Exciting update: A power outage just happened in the Parliament of Ghana 🤣🤣🤣. pic.twitter.com/e53r9rGQGO
— ɢᴇɴ.ᴀɢʙᴇꜱɪ (@KAgbesii) February 29, 2024
Leia Também: Eletricidade em baixa tensão? Concurso lançado até junho de 2025
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com