Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Guterres saúda decisão da Comissão Europeia de enviar 50 milhões à UNWRA

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou hoje a decisão da Comissão Europeia de libertar 50 milhões de euros para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) e instou outros doadores a seguirem esse exemplo.

Guterres saúda decisão da Comissão Europeia de enviar 50 milhões à UNWRA
Notícias ao Minuto

21:59 - 01/03/24 por Lusa

Mundo ONU

No seu 'briefing' diário à imprensa em Nova Iorque, o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, sublinhou que a libertação dessa ajuda surge "num momento crítico", fazendo parte de um total previsto de 82 milhões a serem implementadas através da UNRWA este ano.

“Posso dizer-vos que o secretário-geral sauda a decisão hoje pela Comissão Europeia de libertar iminentemente 50 milhões de euros à UNRWA”, disse Dujarric.

“O secretário-geral espera sinceramente que outros doadores sigam o exemplo e apoiem a UNRWA”, apelou ainda.

Nas últimas semanas, António Guterres saiu em defesa da UNRWA, a qual considera a "espinha dorsal" de toda a resposta humanitária em Gaza, e tem apelado aos Estados-membros para que continuem a apoiar a organização após vários doares terem cortado fundos na sequência das acusações feitas por Israel, de que 12 funcionários da agência se envolveram no ataque de 07 de outubro ocorridos pelo movimento islâmico palestino Hamas.

De acordo com o porta-voz de Guterres, também Philippe Lazzarini, comissário geral da UNRWA, saudou a decisão tomada pela Comissão Europeia e disse que os fundos apoiam os esforços da Agência para "manter serviços essenciais e que salvam vidas para os refugiados palestinos em toda a região”.

A Comissão Europeia decidiu hoje enviar uma primeira parcela de 50 milhões de euros de ajuda financeira à UNRWA, de um total previsto de 82 milhões para este ano.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, após um entendimento entre Bruxelas e a UNRWA sobre questões relativas à suspeita de envolvimento de funcionários das agências nos ataques terroristas do Hamas a Israel em 07 de outubro de 2023, foi decidido o desembolso de parte da verba disposição, que será entregue na próxima semana.

A segunda e terceira parcelas, no valor de 16 milhões de euros cada, serão liberadas com a aplicação das regras acordadas entre as partes.

Aos 50 milhões de euros para a UNRWA, acrescem outros 68 milhões de ajuda de emergência à população palestiniana e que serão distribuídos através de parceiros como o Crescente Vermelho e a Cruz Vermelha.

Já o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, pediu hoje à Comissão Europeia que disponibilize “nas próximas semanas” os 82 milhões de euros destinados à UNRWA, após Bruxelas anunciar uma primeira verba de 50 milhões.

“De acordo com o pedido de muitos Estados membros [da União Europeia], espero que as próximas verbas sejam enviadas com a necessidade urgência nas próximas semanas para enfrentar a crise humanitária”, disse Borrell na sua conta oficial na rede social X.

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedente do grupo islâmico palestino em solo israelense, em 07 de outubro, que atingiu cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades.

Em represália, Israel lançou uma ataque no território palestino que já atingiu mais de 30 mil mortos, de acordo com o Hamas, catalogado pela UE e pelos Estados Unidos como organização terrorista, que controla o território desde 2007.

Leia Também: Guterres "consternado com trágico custo humano" do conflito em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório