O protocolo com os dois países que estão prestes a aderir ao espaço Schengen de livre circulação foi anunciado pelo executivo comunitário.
Em comunicado, a Comissão Europeia referiu que o acordo foi feito na sequência de "projetos-piloto dos dois países para um acesso rápido a asilo e repatriações iniciado em março de 2023".
Através da cooperação acordada hoje, Sófia e Bucareste "vão contribuir ainda mais para os esforços europeus conjuntos de segurança nas fronteiras externas e desafios migratórios", segundo acrescentou a mesma nota informativa.
No final do mês é expectável que os dois países integrem o espaço Schengen, o que irá eliminar numa fase gradual controlos aéreos e marítimos fronteiriços, à semelhança do que já acontece, por exemplo, em Portugal.
Em dezembro de 2023, os Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram por unanimidade a adesão gradual da Roménia e da Bulgária ao espaço Schengen, após a Áustria ter levantado o seu veto.
A Áustria, destino e passagem dos migrantes que entram na Europa através da chamada rota dos Balcãs, tinha sérias reservas sobre a entrada destes dois países no espaço Schengen.
Leia Também: Bulgária antecipa fim da sua insenção para importar petróleo russo