NSA partilha internamente imagens de cariz sexual
Numa entrevista exclusiva dada ao The Guardian, em Moscovo, o antigo funcionário da NSA Edward Snowden ‘pôs a nu’ mais alguns aspetos sobre os métodos de investigação da agência norte-americana.
© DR
Mundo Edward Snowden
Edward Snowden, o antigo técnico das agências norte-americanas NSA e CIA, deu uma entrevista exclusiva ao britânico The Guardian onde denuncia que há funcionários da agência de informação NSA a partilhar imagens e conteúdos de cariz sexual entre os colegas.
A denúncia foi feita numa entrevista dada ao editor do diário britânico Alan Rusbridger e ao jornalista Ewen MacAskill, num quarto de hotel a 10 de julho, em Moscovo, cidade onde atualmente reside o agente que ficou conhecido por ter divulgado milhares de documentos que denunciavam a forma como as autoridades americanas vigiam os cidadãos, mesmo os que não estão sob investigação.
Da entrevista publicada pelo The Guardian percebe-se, pelas palavras de Snowden, que há uma cultura a funcionar que permite que, durante o trabalho de vigilância, alguns dos agentes partilhem imagens “comprometedoras” de cariz sexual, que nada teriam a ver com alguma possível investigação.
Segundo Snowden, falamos de uma maioria de agentes entre os 18 e os 22 anos que, ao deparar-se com imagens deste género durante uma investigação, acaba por partilhar entre colegas imagens de cariz sexual irrelevantes, do ponto de vista da segurança norte-americana.
Recorde-se que o The Washington Post, através de documentos facultados por Snowden, tem estado há meses a desenvolver uma investigação que sugere que a NSA intercetou de forma ilegal comunicações de internautas comuns, que não estariam sob investigação, e que entre as informações que a agência guardou na sua base de dados incluem-se até discussões entre casais e histórias de amor.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com