Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Três jovens detidos em França por ligação a caso de terrorismo na Bélgica

Três adolescentes, suspeitos de terem estado em contacto com os quatro homens detidos no domingo na Bélgica por planearem um atentado em Bruxelas, foram detidos na segunda-feira em três cidades francesas, informou hoje fonte próxima da investigação.

Três jovens detidos em França por ligação a caso de terrorismo na Bélgica
Notícias ao Minuto

23:57 - 05/03/24 por Lusa

Mundo Terrorismo

Os três menores, com idades entre 15 e 17 anos, não estavam diretamente envolvidos no plano frustrado de ataque a uma sala de concertos em Bruxelas, mas aderiram a teorias islamistas, acrescentou a mesma fonte, confirmando uma notícia do "Le Journal du Dimanche".

Os jovens "interagiam num grupo de uma rede social onde se trocava propaganda jihadista e se falava de planos de atentado", disse à agência de notícias AFP a Procuradoria Nacional Antiterrorista (Pnat).

"Neste contexto, podem ter tido ligações com outras pessoas, incluindo alguns indivíduos detidos na Bélgica", acrescentou a Pnat.

Os três menores foram detidos por investigadores da Direção Geral de Segurança Interna (DGSI), por associação criminosa terrorista, disse a fonte.

Foram detidos no âmbito de dois inquéritos distintos, declarou a Pnat. Um deles, de 15 anos, está a ser interrogado no âmbito de um inquérito judicial que decorre desde novembro de 2023, no qual outro menor, de 15 anos, está a ser investigado por "associação de criminosos terroristas (por ter querido juntar-se ao Estado Islâmico na zona do Iraque/Síria e planeado cometer um atentado) e fazer apologia do terrorismo (por distribuir propaganda do Estado Islâmico)", acrescentou.

Os outros dois menores, de 15 e 17 anos, estão a ser interrogados no âmbito de um inquérito aberto na semana passada por "associação de criminosos terroristas com vista à preparação de um ou mais crimes contra pessoas", segundo a mesma fonte.

Podem ser mantidos sob custódia policial até 96 horas.

No domingo, a polícia belga deteve quatro homens - "três menores no final da adolescência" e um jovem de 18 anos - durante buscas em Bruxelas, Ninove, Charleroi e Liège, segundo Eric Van Der Sypt, porta-voz do Ministério Público federal belga.

Os detidos são suspeitos de "planear um ataque terrorista na Bélgica".

De acordo com a televisão belga RTBF, as detenções foram efetuadas no âmbito de uma operação policial destinada a identificar pessoas "potencialmente violentas e suspeitas de estarem ligadas ao extremismo islâmico".

Não foram encontradas armas ou explosivos. A polícia apreendeu telemóveis e computadores para análise, de acordo com o Ministério Público Federal.

As mensagens trocadas pelos quatro suspeitos eram "suficientemente preocupantes para intervirmos e efetuarmos buscas", disse Van Der Sypt.

"Não é que estivessem a planear algo para amanhã, mas era suficientemente iminente para intervirmos", acrescentou.

A relativa juventude dos suspeitos aumentou a desconfiança das autoridades. "Eles são muito flexíveis. Se alguém lhes der uma arma, por exemplo, as coisas podem acontecer muito, muito rapidamente. Por isso, não queremos correr riscos", disse o porta-voz.

Leia Também: Imputação do Supremo por terrorismo? Puigdemont fala de "Mátrix judicial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório