O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, sugeriu, esta quarta-feira que "os povos da América e da Rússia não são inimigos".
Em declarações na maratona educacional 'Knowledge First', realizada no âmbito do Festival Mundial da Juventude, Peskov, citado pela Tass, frisou que não há sentimentos antiamericanos na Rússia, mas sublinhando que Moscovo não gosta dos políticos dos EUA que insultam a Rússia.
As afirmações aconteceram quando questionado por um jornalista norte-americano sobre a situação atual entre Moscovo e Washington. "Estamos muito gratos por estar aqui hoje. Isso prova que mais cedo ou mais tarde chegará a compreensão de que os povos dos Estados Unidos e da Rússia não são inimigos", respondeu.
"Não temos sentimentos antiamericanos mas não gostamos de altos funcionários e políticos americanos, que continuam a insultar o nosso presidente", acrescentou ainda.
Segundo Peskov, os EUA são "atualmente o país mais poderoso do mundo", com "pessoas maravilhosas, muito parecidas connosco, que criam muitas inovações para o mundo".
"Há inúmeras pessoas em todo o mundo que aproveitam o que está a ser criado na América. Isso inclui o nosso país, e tudo bem", deu conta também.
O Festival Mundial da Juventude na Rússia acontecerá no Território Federal de Sirius, de 1 a 7 de março de 2024.
Segundo a agência noticiosa russa, mais de 300 mil pessoas de 190 países inscreveram-se para participar.
Leia Também: Rússia diz ter intercetado aviões britânicos sobre o mar Negro