Comissão equipará corredor humanitário para Gaza mas não o criará
A Comissão Europeia esclareceu hoje que a função do executivo comunitário na abertura de um corredor humanitário para a população palestiniana é o de equipá-lo com tudo o que é necessário e não criar o corredor em si.
© AFP via Getty Images
Mundo Europa
"A nossa função vai ser alimentar esse corredor com toda a ajuda necessária que por ele poderá transitar para auxiliar os palestinianos em Gaza", disse o porta-voz da Comissão Eric Mamer, em conferência de imprensa, em Bruxelas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai viajar para o Chipre para participar numa reunião para discutir a criação e manutenção de um corredor humanitário até à Faixa de Gaza, enclave palestiniano onde Israel combate o movimento islamita Hamas, responsável pelos ataques de 07 de outubro em território israelita, em que morreram cerca de 1.200 pessoas e mais de duas centenas foram feitas reféns.
Eric Mamer acrescentou que houve trabalho "por detrás da cortina" para criar este corredor humanitário e que a reunião partiu de um convite das autoridades cipriotas e que não é organizada pelo executivo comunitário.
Em simultâneo, a Comissão Europeia anunciou que já contratualizou 81 milhões de euros dos cerca de 125 milhões de euros para organizações que prestam assistência humanitária à população palestiniana em Gaza.
"A União Europeia organizou até hoje 41 pontes aéreas para entregar mais de 1.800 toneladas de ajuda aos palestinianos através do Egito", acrescentou em nota a Comissão Europeia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com