Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Ataque em Odessa. "Se alvo tivesse sido definido, teriam sido atingidos"

Dmitry Medvedev negou esta quinta-feira que o alvo dos ataques à cidade portuária ucraniana fosse a comitiva de Zelensky.

Ataque em Odessa. "Se alvo tivesse sido definido, teriam sido atingidos"
Notícias ao Minuto

16:18 - 07/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, afirmou esta quinta-feira que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky e a sua comitiva não foram o alvo do ataque russo ocorrido na quarta-feira em Odessa.

"É óbvio para toda a gente que não houve nenhum ataque à comitiva em Odessa e que se o alvo tivesse sido definido, eles teriam sido atingidos", afirmou Medvedev através de uma publicação na rede social Telegram.

Em causa estão novos bombardeamentos russos  à cidade portuária de Odessa, segundo as autoridades ucranianas, que provocaram pelo menos cinco mortos.

Os ataques ocorreram durante uma visita à cidade de Zelensky e do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

As Forças Armadas Russas reivindicaram o sucesso da operação, cujo objetivo apontado seria um hangar com 'drones' (aparelhos não tripulados) navais que seriam utilizados pelo Exército ucraniano.

"O objetivo foi alcançado", afirmaram as autoridades russas, que assinalaram que vários mísseis de alta precisão caíram por volta das 11h40 de Moscovo (08h40 em Lisboa) sobre instalações portuárias de Odessa onde estava a ser preparado um ataque com embarcações não tripuladas.

Zelensky acabou por reagir a estes ataques e declarou que a Ucrânia precisa receber mais sistemas de defesa aérea.

"O mundo tem sistemas de defesa aérea e capacidades suficientes para produzir armas para a defesa", disse Zelensky, acrescentando que estas "armas são necessárias aqui [na Ucrânia] para salvar vidas". 

O chefe de Estado ucraniano afirmou que "decisões" sobre o envio deste material militar "são necessárias agora e não depois, algum dia", pois é preciso oferecer segurança "às pessoas que sofrem ataques terroristas dia e noite".

Leia Também: "Chorou". Cadela encontra corpo de criança nos escombros em Odessa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório