Meteorologia

  • 23 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 23º

Registados mais de 20 mortos em ataques atribuídos às forças israelitas

Mais de vinte pessoas foram mortas hoje em vários bombardeamentos atribuídos ao exército israelita no centro e sul da Faixa de Gaza, no âmbito da ofensiva contra o enclave palestiniano, segundo as autoridades locais.

Registados mais de 20 mortos em ataques atribuídos às forças israelitas
Notícias ao Minuto

18:39 - 08/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

As autoridades da Faixa de Gaza, enclave controlado pelo grupo islamita palestiniano Hamas desde 2007, relataram que os caças da Força Aérea israelita atacaram várias casas nas aldeias de al-Qarara, a nordeste de Khan Yunis (no sul do território), onde pelo menos 12 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas.

Na sequência dos ataques, várias pessoas foram dadas como desaparecidas e estarão presumivelmente soterradas nos escombros, segundo a agência noticiosa palestiniana WAFA.

Na localidade de al-Qawaida, no centro da Faixa de Gaza, também há registo de mortes, na sua maioria crianças, e de vários feridos, na sequência de um ataque contra um bairro residencial.

Também houve vários mortos na zona de Bani Suhaila, a leste de Khan Yunis, onde várias pessoas ficaram gravemente feridas, segundo as mesmas fontes.

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Em represália, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que já provocou quase 31 mil mortos, de acordo com o Hamas.

O conflito fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com toda a população afetada por níveis graves de fome que já está a fazer vítimas, segundo a ONU.

Leia Também: Relator da ONU acha "cínica" proposta dos EUA para criar porto em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório