Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Apanhado grupo especializado em assaltar casas de futebolistas em Espanha

Foram associados a assaltos que decorriam desde 2022, na zona de Madrid.

Apanhado grupo especializado em assaltar casas de futebolistas em Espanha
Notícias ao Minuto

17:29 - 13/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha revelou, esta quarta-feira, que desmantelou um grupo criminoso dedicado a assaltos em bairros residenciais de luxo, sobretudo a casas de futebolistas, tendo sido detidos seis membros desta organização. 

Em comunicado, a Polícia explica que foram atribuídos a estes seis suspeitos - cinco homens e uma mulher - oito assaltos, desde julho de 2022, em Alcobendas, Pozuelo de Alarcón, Torrelodones e Madrid.

Para escolherem os seus alvos, os suspeitos estudavam fotografias e vídeos que familiares e pessoas próximas dos desportistas publicavam do interior das casas, nas redes sociais, percebendo, inclusivamente, os momentos de ausência destes das residências. 

A investigação centrou-se num roubo cometido no passado mês de maio de 2023, numa casa em Alcobendas, "onde conseguiram roubar objetos no valor aproximado de 500 mil euros, incluindo relógios de alta gama e peças de joalharia". Neste caso, "os agentes conseguiram localizar três homens no local do crime, que conseguiram aceder à casa depois de saltarem uma vedação, fugindo posteriormente num veículo".

Este roubo acabou por ser relacionado com uma tentativa de assalto falhada à mesma casa, 10 meses antes, então levada a cabo por dois indivíduos que fugiram ao ser surpreendidos por um trabalhador. Assim, ao ligar os eventos, "os investigadores conseguiram identificar um dos dois veículos, centrando a investigação na sua proprietária, no seu companheiro e num outro homem". 

"A análise dos movimentos destas três pessoas relacionou os factos ocorridos em Alcobendas com um outro roubo, neste caso com violência ou intimidação, cometido numa casa no bairro de Aravaca, em Madrid, em que os autores chegaram a deter uma empregada doméstica" durante o assalto. Neste caso, "utilizaram um carro roubado e uma mota com matrícula modificada para chegarem e fugirem da casa".

A polícia viria a reforçar a presença policial em zonas sensíveis, depois de perceber que os alvos eram pessoas com "elevado poder de comprar, que viviam em casas unifamiliares, situadas em urbanizações exclusivas da Comunidade de Madrid". Acabaram assim por ser impedidos novos assaltos em localidades como Pozuelo de Alarcón e Torrelodones.

Durante as investigações, foram localizados alguns dos bens roubados e identificado "um homem que geria um estabelecimento dedicado à compra e venda de metais preciosos em Madrid como o destinatário dos bens roubados, colaborando assim como o último elo do grupo criminoso". 

Os suspeitos adotaram "medidas de segurança", utilizando "uma multiplicidade de linhas telefónicas e veículos para dificultar o trabalho da polícia", que, no passado dia 13 de fevereiro, montou uma operação para os deter. 

Foram detidos os seis membros do grupo criminoso e apreendidos dez relógios, várias peças de joalharia, mais de 3.300 euros em dinheiro e duas pistolas de ar comprimido, entre outros artigos. Três dos detidos ficaram em prisão preventiva após serem presentes às autoridades judiciárias. 

Leia Também: Pai detido após deixar filho sozinho na rua dentro de carrinho de bebé

Recomendados para si

;
Campo obrigatório