Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 24º

Governo palestiniano aplaude sanções da UE contra colonos israelitas

O governo palestiniano saudou hoje a decisão da União Europeia (UE) de impor sanções contra seis colonos responsáveis por incidentes violentos na Cisjordânia, afirmando que se trata de "um passo na direção certa".

Governo palestiniano aplaude sanções da UE contra colonos israelitas
Notícias ao Minuto

15:53 - 19/03/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

necessário aplicar sanções dissuasoras contra o colonialismo do regime de ocupação racista", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano numa declaração publicada na conta da entidade na rede social X.

Nesse sentido, a Autoridade Palestiniana (AP) apelou à inclusão dos colonos nas "listas organizações terroristas", bem como daqueles que os apoiam, incluindo os ministros da Segurança Nacional e das Finanças de Israel, Itamar Ben Gvir e Bezalel Smotrich, respetivamente.

A este respeito, apelou também a uma "pressão real" sobre o Governo israelita para que "ponha termo às atividades de colonização" e "desmantele os centros terroristas judaicos na Cisjordânia ocupada", "cortando as fontes de financiamento" destes grupos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano advertiu que, caso contrário, estes grupos de colonos "continuarão a sabotar a situação na Cisjordânia, a fim de a fazer explodir numa espiral de violência difícil de controlar".

Por fim, criticou as declarações de Ben Gvir e Smotrich a favor de uma maior expansão dos colonatos e as palavras do Ministro da Segurança Nacional que exaltam a entrega de armas à população civil, antes de avisar que "serão cometidos mais assassinatos de palestinianos por extremistas".

Segunda-feira, Ben Gvir afirmou que as autoridades israelitas "atingiram um marco" ao emitirem 100.000 licenças de porte de arma desde 07 de outubro, um anúncio feito em frente a um cartaz com a imagem de uma arma e o logótipo "100.000 israelitas armados".

A declaração foi feita um dia depois de o Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança Comum, Josep Borrell, ter confirmado um acordo entre os Estados-Membros para impor sanções a seis colonos responsáveis por atos de violência na Cisjordânia, medidas que estavam bloqueadas há semanas devido ao veto da Hungria e que serão acompanhadas de restrições contra três membros do Hamas por violência sexual durante os ataques de 07 de outubro.

Leia Também: "Reconhecimento unilateral da Palestina iria recompensar o terrorismo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório