Ministro da Irlanda anuncia candidatura a cargo de primeiro-ministro

O ministro da Educação da Irlanda, Simon Harris, anunciou hoje a sua candidatura ao cargo de primeiro-ministro e a líder do partido conservador Fine Gael, após a demissão de Leo Varadkar por motivos "pessoais e políticos".

Notícia

© Brian Lawless/PA Images via Getty Images

Lusa
22/03/2024 00:00 ‧ 22/03/2024 por Lusa

Mundo

Simon Harris

"Quero agradecer a todos o apoio e a confiança. Significa muito para mim e trabalharei dia e noite para corresponder a essa confiança", afirmou o candidato que pretende aportar "energia e entusiasmo" à liderança do partido.

Harris elogiou ainda Varadkar por liderar o partido "em tempos muito difíceis" como o desafio do Brexit ou a pandemia de covid-19 e disse estar "em modo de escuta", disposto a dialogar com "elementos de todo o país".

Questionado sobre a possibilidade de convocar eleições gerias, o titular da pasta da Educação recordou que existem vários congressos partidários agendados para o próximo ano.

"Estou comprometido, como sei que está o meu partido, e acredito que estejam os restantes, para dar continuidade ao trabalho do Governo e ao seu programa", comentou.

Harris conquistou vários apoios ao longo da semana, especialmente após o ministro das Finanças, Paschal Donohoe, ter anunciado que não será candidato e de a ministra da Proteção Social, Heather Humphreys, também ter descartado avançar.

Varadkar, que se tornou no primeiro-ministro mais jovem de sempre na Irlanda, em 2017, recusou apoiar publicamente qualquer candidato.

"Existe uma grande tradição dentro do Fine Gale, uma boa tradição, de não apoiar qualquer candidato em particular. E é isso que vou fazer", vincou, à chegada ao Conselho Europeu.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, confirmou na quarta-feira que vai renunciar à chefia do governo de coligação de centro-direita e à liderança do partido democrata-cristão Fine Gael, afirmando que deixou de ser "a melhor pessoa para o cargo".

A decisão foi tomada duas semanas depois da surpreendente derrota da proposta do Governo irlandês em dois referendos destinados a modernizar o conceito de família e o papel da mulher na sociedade.

O Fine Gael deverá eleger o sucessor de Varadkar em abril, com a sessão de investidura a ter lugar mais tarde no parlamento irlandês. A sua saída poderá levar a um aumento da tensão no seio da coligação.

Leia Também: PIB da Irlanda cresce 2,8% em 2024, depois de contração em 2023

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas