"Chocada e consternada". União Europeia condena ataque em Moscovo
A União Europeia (EU) expressou a sua consternação pelo ataque terrorista de hoje numa sala de concertos em Moscovo que provocou pelo menos 40 mortos e uma centena de feridos e condenou "qualquer ataque contra civis".
© iStock
Mundo Ataque em Moscovo
"A UE está chocada e consternada com as notícias de um ataque terrorista no Crocus City Hall, em Moscovo", disse o porta-voz do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), Peter Stano, na sua conta oficial na rede social X, o antigo Twitter.
O porta-voz salientou que a UE "condena qualquer ataque contra civis".
"Os nossos pensamentos estão com todos os cidadãos russos afetados" pelo ataque, acrescentou Peter Stano.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia apelou à comunidade internacional para que condenasse o ataque, descrito como um atentado terrorista pelo Comité de Investigação, o órgão que está a investigar o caso.
Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas no tiroteio, informou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).
O incêndio de grandes dimensões que deflagrou no edifício do centro comercial da cidade de Krasnogorsk está a dificultar a retirada das pessoas que ainda se encontram no edifício e a procura dos terroristas.
O ataque foi perpetrado por um grupo de homens armados com armas automáticas antes de um concerto da banda de rock Piknik, informou o FSB, em comunicado.
As autoridades ucranianas negaram qualquer envolvimento no ataque terrorista, tal como os voluntários russos que lutam nas fileiras do exército ucraniano e que fizeram várias incursões na fronteira nas últimas semanas.
Leia Também: Vídeo. Eis os momentos antes de se ouvirem os primeiros tiros em Moscovo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com