Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Forças Democráticas Sírias alertam que EI "ainda representa perigo"

Grupo combateu o Estado Islâmico na Síria.

Forças Democráticas Sírias alertam que EI "ainda representa perigo"
Notícias ao Minuto

17:46 - 23/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Terrorismo

As Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês), que lutaram contra o Estado Islâmico (EI) na região, alertaram para o peso do grupo terrorista.

"A organização terrorista ainda representa um grande perigo para as nossas regiões e para o mundo", disseram as SDF, citadas pela agência de notícias Associated Press (AP).

As declarações acontecem no quinto aniversário desde que o EI perdeu o último bocado do seu autodeclarado califado na região, apenas horas após o grupo ter reivindicado um ataque a uma sala de concertos em Moscovo, na sexta-feira, causando mais de 130 mortes.

Segundo recorda a AP, combatentes das SDF capturaram, a 23 de março de 2019, a aldeia de Baghouz, no leste da Síria, marcando o fim do califado do grupo extremista.

De momento, as SDF têm nas suas mãos cerca de 10 mil militantes do EI detidos, no nordeste da Síria, em cerca de 20 centros de detenção.

Pelo menos 133 pessoas foram mortas, segundo as autoridades russas, depois de quatro indivíduos armados terem aberto fogo contra centenas de civis numa sala de concertos num centro comercial nos arredores da capital russa, na sexta-feira.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), que diz ter ocorrido no contexto da "guerra violenta" entre o grupo e "os países que lutam contra o Islão".

O Serviço Federal de Segurança (FSB) russo relatou a detenção de onze indivíduos alegadamente ligados ao atentado, entre os quais os quatro terroristas que terão perpetuado diretamente o atentado.

O presidente russo, Vladimir Putin, condenou hoje o que denominou de ato terrorista "bárbaro e sangrento", e apelou à vingança.

Leia Também: Itália reforça segurança em locais sensíveis após atentado em Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório