Cerca de 13 mil haitianos repatriados por países vizinhos em março

Cerca de 13 mil haitianos foram repatriados por países vizinhos em março, um aumento de 46% em relação a fevereiro, apesar da escalada da insegurança no país, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Notícia

© Eduardo Mejía/Agencia Press South/Getty Images

Lusa
04/04/2024 23:47 ‧ 04/04/2024 por Lusa

Mundo

OIM

Em comunicado, a agência das Nações Unidas indica que, dos migrantes repatriados, quase 3.000 receberam assistência humanitária à chegada e outros 1.200 contaram com apoio psicossocial.

Para além da violência, "a falta de oportunidades económicas, juntamente com o colapso do sistema de saúde e o encerramento das escolas" leva muitos haitianos a verem a migração como "o seu único recurso viável", observa a OIM.

A organização explica que "o difícil processo de obtenção de um passaporte pode demorar meses, senão mais de um ano", o que exclui das opções dos haitianos "os caminhos existentes para a emigração legal", tais como "vistos e programas humanitários".

As repatriações no Haiti ocorrem apesar dos constantes apelos de organizações internacionais e de direitos humanos para evitar as deportações, devido à violência e à grave crise no país.

Leia Também: OIM alerta para agravamento da situação humanitária no Haiti

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas